A pesquisa Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizada pela Nielsen BookScan e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), mostrou queda de 2,71% no volume de livros vendidos no quarto período do ano frente ao mesmo período de 2021. Ou seja, em 2022, 3.776.466 títulos foram comprados, contra 3.881.807 no ano passado (-105.341).
A comparação anual de volume de livros vendidos segue em queda. No primeiro período, o resultado alcançado foi de 22,43%; no segundo, caiu para 16,30%; no terceiro, retraiu para 7,52%; e no quarto, chegou ao primeiro indicador negativo (-2,71%).
O acumulado do ano (2022 x 2021) registra a mesma tendência de retração, porém com números ainda positivos. No primeiro período, o indicador chegou a 22,43%; no segundo, foi de 19,56%; no terceiro, atingiu 15,65%; e no quarto, ficou em 11,32%.
O Painel analisou as vendas ocorridas entre 29/03/2021 a 25/04/2021 e comparou-as com as realizadas entre 28/03/2022 a 24/04/2022. Estas datas são marcadas por feriados prolongados e pelas efemérides do Dia Mundial do Livro e do Dia Nacional do Livro Infantil.
O objetivo do BookScan é monitorar a venda de livros pela compra real feita pelo consumidor. Os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. Para acessar o levantamento, clique aqui.
Fonte: PublishNews.