(11) 4438-8922

Mais uma vez, o SINGRAFS adere à campanha Novembro Azul, para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. O mês é utilizado para alertar sobre o câncer de próstata, que mata um homem a cada 36 minutos no Brasil e que vitimou, em 2015, 14.484 brasileiros (dados do Ministério da Saúde).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta com a idade. Dessa forma, indica-se procurar atendimento médico especializado a partir dos 50 anos.

Entre os fatores para desenvolvimento da doença, estão a idade, histórico familiar, obesidade e sobrepeso, tabagismo e consumo exagerado de bebida alcoólica.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sinais. Quando há algum sintoma, eles são: dificuldade de urinar, diminuição do jato da urina, demora para começar e terminar de fazer xixi, presença de sangue na urina e a vontade de ir ao banheiro mais vezes durante o dia e à noite.

Uma das principais barreiras para o diagnóstico precoce da doença é o preconceito em relação ao exame de toque retal. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 20% dos homens com câncer de próstata são diagnosticadas em estágios avançados da enfermidade, fazendo com que a taxa de mortalidade entre eles alcance os 25%.

Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de cura. Por isso, a realização de exames preventivos, que incluem o de toque e exames de sangue (Antígeno Prostático Específico - PSA), são definitivos para o sucesso do tratamento.

O INCA disponibilizou, online, uma cartilha sobre a enfermidade. Para lê-la, clique aqui.

Fontes: Agência Brasil, Instituto Lado a Lado Pela Vida, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Sociedade Brasileira de Urologia.