O faturamento do setor editorial brasileiro teve redução de 25% no período entre 2006 a 2018. O índice dos últimos 12 anos engloba as vendas direcionadas ao mercado em geral e ao governo (livros didáticos). Quando abrange somente o mercado em geral, a variação é de -31%. Os dados fazem parte de levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a CBL (Câmara Brasileira do Livro) e SNEL (Sindicato Nacional de Editores de Livros).
O estudo revelou que, em 2006, o setor editorial totalizou R$ 6,788 bilhões em faturamento; e R$ 5,119 bilhões em 2018.
O valor dos livros também sofreu alteração. No período considerado pela Fipe, o preço médio caiu 34%, impactando na receita. A pesquisa abarcou o desempenho em vendas das Obras Gerais; Livros Científicos, Técnicos e Profissionais; Livros Didáticos; e Livros Religiosos.
De acordo com o publicado pela Agência Brasil, entre as justificativas dadas para explicar a queda, estão a falta de hábito de leitura dos brasileiros, expansão de novas tecnologias (o que faria com que um possível leitor optasse por redes sociais, por exemplo, a ler) e a aposta do setor editorial em reduzir o preço médio dos livros e ganho de escala em vendas e não ter obtido resultados expressivos.
O estudo da Fipe para a CBL e o SNEL, chamado "Desempenho Real do Mercado Livreiro – Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro", pode ser visto aqui.