(11) 4438-8922

A partir desta terça-feira (01/03), a Receita Federal receberá as declarações de Imposto de Renda 2016. Os declarantes terão até o último minuto do dia 29 de abril para enviar as declarações.

De acordo com o UOL, a Receita espera receber este ano 28,5 milhões de declarações. É obrigado a declarar brasileiros que tenham recebido mais de R$ 28.123,91 de renda tributável no ano de 2015, ou tenha ganhado mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte.

Veja a lista completa dos requisitos de quem é obrigado a declarar IR este ano aqui.

Entre as novidades deste ano, está a obrigatoriedade em informar CPF de dependentes com 14 anos ou mais, completados até 31 de dezembro do ano passado. 

A declaração do Imposto de Renda poderá ser feita por computador, tablete ou smartphone, por meio do programa APP IRPF, que pode ser baixado no site da Receita.  Para quem tem certificado digital, não há a necessidade de fazer download do aplicativo. O envio dos dados será feito diretamente na página da Receita Federal.

Desde a semana passada, o programa já havia sido liberado, porém permitia apenas a realização de um rascunho pelos contribuintes.

Quem não enviar a declaração no prazo estipulado (até às 23h59min59s do dia 29 de abril), pagará multa de 1% ao mês-calendário, calculado sobre o total de imposto devido – ou mínimo de R$ 165,74, de acordo com o G1. 

O Ministério de Minas e Energia anunciou na noite de ontem que, a partir de abril, a taxa extra na conta de luz não será mais cobrada. O ministro da pasta, Eduardo Braga, informou que 22 usinas termelétricas serão desligadas a partir de março, o que permitirá a implantação da bandeira verde.

Ainda de acordo com o Ministério, a decisão de encerrar a cobrança extra se deve ao ingresso de novas usinas de distintas fontes de energia e à melhora na situação dos reservatórios hidrelétricos. Com o desligamento das 22 usinas termelétricas, a economia será de R$ 10 bilhões ao ano.

O custo adicional da energia teve como ponto de partida a crise no abastecimento de água, que teve seu ponto alto em 2015. Com o baixo volume de água nos reservatórios, o governo teve que acionar as termelétricas. Porém, a energia gerada por elas é mais poluente e cara que a das hidrelétricas.

Para se ter ideia dos valores, as usinas que serão desligadas a partir do dia 1º de março custam entre R$ 250/MWh (Megawatt-hora) a R$ 600/ MWh. 

Mais um curso de capacitação com inscrições abertas. E, desta vez, oferecido pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). Custos e Orçamento para a Indústria Gráfica – ferramentas para a tomada de decisão será ministrado de 01 a 03 de março pelo especialista Eduardo Azevedo.

As aulas serão realizadas das 18h45 às 21h45 na sede da ABTG – Rua Bresser, 1315, Mooca (próximo ao Metrô Bresser). O investimento é de R$ 340 para associados ABTG (todo associado ASSINGRAFS-SINGRAFS é, automaticamente, associado ABTG). O curso inclui coffee break, apostila e certificado de conclusão.

CONTEÚDO

- Conceituar custos e suas respectivas classificações;
- Apresentar a importância da elaboração de um mapa de localização de custos e os impactos de sua aplicação;
- Compreender a composição do pré-cálculo e a importância dos custos reais dentro deste;
- Identificar os conceitos de fechamento de preços, tais como tipos de lucro, impostos, comissões e encargos financeiros;
- Compreender aspectos gerenciais do orçamento, como ponto de equilíbrio e margem de contribuição;
- Apresentar os impactos produtivos e comerciais por meio da análise e tomada de decisão em relação a custos produtivos e administrativos.

Para mais informações:

Site: www.abtg.org.br
E-mail:
Telefone: (11) 2797-6728

A Escola SENAI Theobaldo De Nigris abriu inscrições para o curso de Controle de Qualidade do Papel na Indústria Gráfica. As aulas, que começarão em março, são noturnas e terão carga horária de 15 horas.

Para realizar o curso, interessado (a) deverá ter, no mínimo, 16 anos de idade e ter concluído o Ensino Fundamental.

Programação

- Características básicas dos suportes relacionados com os vários sistemas de impressão;
- Características do papel que influenciam o seu rendimento em máquina;
- Características do papel que afetam a sua receptividade à tinta; 
- Características do papel que interferem no ressalte da imagem impressa;
- Características do papel que influenciam o desempenho do papel em máquina e acabamento;
- Características de printabilidade.

O curso terá início em 14 de março e término no dia 18 do mesmo mês. O investimento é de R$ 210, podendo ser parcelado em duas vezes.

Mais informações neste link.

O publicitário Walter Longo assume a partir do dia 1º de março o cargo de Presidente do Grupo Abril. Nomeado pela família Civita, Longo terá sob sua responsabilidade as operações de Mídia, Gráfica e Distribuição da editora.

Segundo informações da AdNews, o cargo estava vago desde março de 2015, momento em que Fábio Barbosa se desligou do Grupo Abril. A presidência tinha Giancarlo Civita como interino. Com a escolha de Longo, Civita assumirá como presidente da Abrilpar, holding da família.

Walter Longo atuava como mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm. Já teve passagem pela Abril como presidente da TVA e no lançamento da MTV Brasil. O publicitário também participou do reality show “O Aprendiz” como conselheiro de Roberto Justus, apresentador e CEO do Grupo Newcomm. 

Nesta quarta (24), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou a pesquisa Sondagem Industrial referente ao período de 2 a 18 de janeiro deste ano. Os dados, porém, mostram a crise da indústria brasileira – mais de um terço do setor ficou parado no início deste ano.   

De acordo com a CNI, em janeiro apenas 62% da utilização da capacidade instalada (UCI) foi requerida, contra 67% registrado em dezembro do ano passado. Além disso, a Sondagem avalia a evolução da produção (39,7 pontos) e o de número de empregados (41,4 pontos). As pontuações que estiverem abaixo dos 50 pontos refletem a queda da produção e do emprego no setor.

O cenário ocioso e de crise faz com que o empresariado encare o futuro próximo de forma pessimista, sem grandes expectativas por aumento de demanda e investimentos.

A Sondagem Industrial pesquisou 2.480 empresas, sendo 1.034 de pequeno porte, 889 de médio porte e 557 de grande porte. Para acessar o resultado completo, clique aqui.

Empresários de Ribeirão Pires poderão conhecer e conversar com instituições que oferecem linhas de crédito em evento gratuito realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e pela Prefeitura da cidade. O Café com Crédito acontecerá nesta quarta-feira (24), das 08h30 às 12h30, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP).

As linhas de crédito oferecidas são direcionadas para micro, pequenas e médias empresas da região. Para participar do Café com Crédito, basta se inscrever neste link.

INFORMAÇÕES

Café com Crédito Ribeirão Pires
Data: 24 de fevereiro, das 08h30 às 12h30
Local: Sede da ACIARP – Rua Afonso Zampol, 70, Centro
Telefone: (11) 4433-7352
E-mail:

António José Simões Vieira Gameiro, o Tonzé, assumiu novo mandato à frente do SINGRAFS. A posse aconteceu na noite da última quinta-feira, 18 de fevereiro, na sede da entidade. Tonzé vai acumular também a presidência da ASSINGRAFS. Em seu pronunciamento, o presidente eleito se comprometeu a visitar todos os associados ao longo de seu mandato.

Durante o evento, foram também empossados os integrantes das Diretorias do SINGRAFS e da ASSINGRAFS e do Conselho Superior. Este Conselho vai auxiliar a Presidência e a Diretoria na tomada de decisões mais profundas.

Os trabalhos foram abertos pelo superintendente do SINGRAFS, Fuad Sayar. Em seguida, José Hamilton Ferreira, que deixou a presidência da ASSINGRAFS, agradeceu o apoio recebido durante os três anos de seu mandato: “Quero agradecer de coração a todos aqueles que me apoiaram e fizeram o trabalho fluir de forma rápida e objetiva”. Segundo Hamilton, as metas estabelecidas há três anos, quando ele assumiu a ASSINGRAFS, foram seguidas à risca. “Conseguimos realizar eventos que trouxeram novos associados. Reinventamos fórmulas para aumentar a participação.”

Após o pronunciamento de Hamilton, assinaram o termo de posse os novos integrantes da Diretoria da ASSINGRAFS e do SINGRAFS. Em sua fala, Tonzé agradeceu o apoio recebido e elogiou o trabalho desenvolvido na ASSINGRAFS. “A experiência do Hamilton foi muito boa e vamos seguir nessa linha de atuação.” Sobre a criação do Conselho Superior, Tonzé explicou que se trata de um “resgate de lideranças históricas do SINGRAFS”. “É um pessoal de peso, que conhece o Sindicato como ninguém e que vai dar respaldo à Diretoria pelos próximos três anos.” Finalmente, Tonzé se comprometeu a fazer uma administração de campo, indo conversar com todos os associados, ao longo da duração de seu mandato.

Veja quem são os integrantes das Diretorias do SINGRAFS e da ASSINGRAFS:

DIRETORIA DO SINGRAFS

Presidente – António José Simões Vieira Gameiro; Vice-Presidente – Nelson Vido; 1º Secretário – Wagner Carvalho Júnior; 2º Secretário – José Hamilton Ferreira; 1º tesoureiro – Jurandir Marchioretto; 2º tesoureiro – Anibal Ultramari.

DIRETORIA DA ASSINGRAFS

Presidente – António José Simões Vieira Gameiro; Vice-Presidente – Adriano José de Souza Assis; 1º secretário – William Souza Gomes; 2º secretário – Oscar César Hansen; 1º tesoureiro - Jurandir Marchioretto; 2º tesoureiro – José Hamilton Ferreira; Diretora Social – Rosana Petricelli.

Conselho Superior SINGRAFS

Gilberto Gomes de Souza, Adriano José de Souza Assis, Antonio Ferreira, Ailton Lima e Reinaldo Wosniak.

Conselho Fiscal ASSINGRAFS-SINGRAFS

Titulares – Mateus Petricelli, João Luiz Junqueira Caires e Laércio Feiteira.
Suplentes – Sergio Valdomiro de Mesquita, Marco Antonio de Almeida e Karina Carvalho.

Veja a Galeria de Fotos da cerimônia de posse.

O horário de verão, iniciado em 18 de outubro do ano passado, terminará às 0h deste domingo (21). 

Os estados que adotaram o sistema  - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal - terão que atrasar o relógio em uma hora. 

A Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista mais uma vez apoia o maior evento de empreendedorismo do País. A instituição terá um estande na quinta edição da Feira do Empreendedor do SEBRAE-SP, que ocorre de 20 a 23 de fevereiro de 2016, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O presidente da instituição, Milton Luiz de Melo Santos, participa da solenidade de abertura, dia 20, as 9h30.

O estande da agência vai atender os empresários que buscam as melhores opções de crédito para investimentos em inovação, financiamento de máquinas e equipamentos, aquisição ou melhoria em franquias, ou ainda expandir e modernizar seu negócio. As taxas de juros partem de 0,60% ao mês, com prazos que chegam até 10 anos e carência de até 24 meses.

O evento vai reunir 400 expositores diferentes setores, além disso, o empreendedor terá acesso a cursos, seminários, palestras e workshops. É uma grande oportunidade para fazer novos negócios, reforçar o network e se atualizar empresarialmente. Em 2015 mais de 100 mil visitantes passaram pela feira, foram oferecidos 350 cursos, com 42 mil pessoas capacitadas, 400 expositores, R$ 7 milhões em negócios gerados diretamente.

Outras informações pelo site www.feiradoempreendedor.sebraesp.com.br ou telefone 0800 570 0800.

Assessoria de Imprensa Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista