O índice de desocupação registrado no quarto trimestre de 2019 (outubro-novembro-dezembro) no Brasil foi de 11%, queda de 0,8 ponto percentual em relação aos três meses anteriores (11,8%). A média anual ficou em 11,9% - em 2018, a taxa foi de 12,3%. Estes números tratam sobre a quantidade de brasileiros desempregados no período analisado.
Estes dados fazem parte da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua trimestral, divulgada nesta sexta (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O índice de pessoas empregadas com carteira assinada no setor privado foi de 74% e de pessoas trabalhando por conta própria ficou em 26% no período.
Neste último item, o Estado de São Paulo esteve entre os menores percentuais registrados pelas unidades da federação (21,4%) – as demais foram Santa Catarina (22,5%) e Distrito Federal (19,4%).
Já a taxa de mão de obra subutilizada foi de 23% - a média anual ficou em 24,2%. Este grupo é composto por pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e pela força de trabalho em potencial.
A porcentagem de pessoas desalentadas ficou em 4,2% no quatro trimestre do ano passado.
Para saber mais sobre a Pesquisa, clique aqui.