A circulação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista continua paralisada nesta quarta-feira (04). Em comunicado, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que a suspensão do serviço se deve “ao desmoronamento de encosta e bambuzal na saída do túnel, que fica na divisa entre Santos e São Vicente, impedindo a operação do trecho de Barreiros a Porto”.
Ainda segundo o informe da EMTU, o consórcio BR Mobilidade, responsável pelo VLT, realizou todos os serviços de manutenção e limpeza das vias, que já foram concluídos. É preciso aguardar a Defesa Civil avaliar se há riscos de novos deslizamentos. Sobre a circulação dos ônibus intermunicipais, a empresa declarou que todas as linhas estão funcionando normalmente.
A BR Mobilidade informou que todos os serviços de manutenção e limpeza da via foram concluídos e que aguardam a avaliação da Defesa Civil quanto ao possível risco de deslizamento da encosta para liberar a operação.
— EMTU/SP (@emtu_oficial) March 4, 2020
Na madrugada de terça-feira (03), a região foi atingida por um temporal que causou alagamentos, deslizamentos de terra e falta de energia. As cidades mais impactadas pela chuva foram Guarujá, Santos e São Vicente. Leia mais aqui.
Até o momento, 19 pessoas morreram, incluindo dois bombeiros que estavam auxiliando nas operações de resgate, e 29 continuam desaparecidas. Mais de 270 moradores de Guarujá, São Vicente, Santos e Peruíbe estão desabrigados.
Fontes: EMTU, G1.