Atualizado às 15h20
A partir de janeiro de 2016, Mauá investirá no Turismo Industrial. Assim como São Bernardo do Campo e Santo André, o município do Grande ABC terá fábricas como roteiro de visitas para estudantes, investidores e população. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade, o objetivo da ação é explorar o potencial do setor, responsável por 60% da arrecadação.
Segundo informações do ABCD Maior, os roteiros passarão pelos polos de Capuava, Sertãozinho e Petroquímico, que reúnem mais de 300 indústrias dos segmentos químico, metalúrgico e plástico.
As parcerias com empresas e universidades ainda estão sendo realizadas, e tem como meta incluir, também, a Incubadora de Empresas de Mauá no roteiro.
Em São Bernardo, o Turismo Industrial também contempla empresas do setor gráfico, como a Formag´s Gráfica e Editora Ltda., associada ASSINGRAFS-SINGRAFS. As visitas são gratuitas.
Em Santo André, os interessados têm a opção de escolher qual empresa desejam conhecer. Feito isso, o Departamento de Turismo faz a interlocução com a fábrica e organizam a visita.
Na Baixada Santista, Cubatão também aderiu ao Turismo Industrial. Segundo reportagem do portal G1, desde 2012 roteiros de visitas são realizados nas fábricas da cidade, que já foi conhecida como a mais poluída do mundo em meados da década de 1980.
As visitações, que são gratuitas, duram três horas e são direcionadas para todos os tipos de público. A idade mínima para participar dos passeios é 15 anos. Os grupos podem ter, no máximo, 40 pessoas, e são conduzidos por monitores aposentados.
Serviço - Agendamento de Visitas:
- Turismo Industrial - São Bernardo do Campo
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
Telefone: (11) 4438-1000, ramais 1199 e 2222
E-mail:
- Turismo Industrial - Cubatão
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Telefone (13) 3362-8006