A ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) anunciou o adiamento do 30º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini para novembro de 2021. A medida foi tomada pela entidade em razão do atual cenário econômico e da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Em comunicado, a ABTG informou que a mudança de data para a cerimônia de entrega dos troféus foi uma "difícil decisão". Mesmo com o adiamento, o calendário de inscrições dos trabalhos permanece, com início em agosto. Para mais informações, acesse o site oficial do Prêmio Pini.
Leia, abaixo, a íntegra do comunicado da ABTG:
Amigos gráficos,
Enfrentamos um cenário econômico difícil. A velocidade como se ampliam a complexidade e as incertezas do cenário econômico nas últimas semanas surpreendeu a todos. Talvez até mais acentuada que a própria propagação epidemiológica do Coronavírus.
Antes de mais nada, nos solidarizamos com as famílias das vítimas da COVID-19 e com todos os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente de combate a doença.
Por enquanto é impossível dimensionar os efeitos da pandemia na saúde pública e na economia do Brasil e por quanto tempo irão perdurar. As incertezas econômicas e o cenário mundial apontam para um ambiente de negócios recessivo no segundo semestre.
Seguimos os preceitos da ciência e da economia – convictos que encontraremos os melhores caminhos para sair dessa situação - porém não podemos nos furtar das evidentes consequências da pandemia na vida dos brasileiros e do segmento da impressão gráfica.
Neste momento, tomamos a difícil decisão de adiar o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini 30 Anos para novembro de 2021.
À toda comunidade gráfica brasileira, registramos aqui o nosso compromisso de continuar trabalhando para fazer da trigésima edição do Prêmio Pini uma experiência ainda melhor. O calendário de inscrições de produtos gráficos e de julgamento técnico ocorrerá normalmente no primeiro semestre do próximo ano.
É importante destacar o engajamento de nossos colaboradores, patrocinadores, jurados, membros do comitê técnico, consultores, professores, empresários gráficos, prestadores de serviços, técnicos, instituições de ensino, dirigentes das entidades de apoio institucional, editoras e jornalistas de publicações especializadas, clientes da indústria gráfica, fornecedores, executivos de outras entidades técnicas, dirigentes da Abiea, da Abigraf Nacional e Abigraf’s Regionais.
Solicitamos, respeitosamente, que compartilhem conosco a confiança por dias melhores.
A prudência, a segurança e a serenidade são indispensáveis em tempos difíceis, para o nosso setor gráfico, nosso País e para toda a humanidade.
Com respeito e amizade,
Carlos Suriani Fabio Gabriel
Presidente da Diretoria Executiva Presidente do Conselho Diretivo