Na última sexta-feira (24), o Governo do Estado de São Paulo anunciou outra prorrogação da quarentena. A última data encerraria em 30 de julho, quinta; agora, o período irá até 10 de agosto.
São Paulo é, hoje, o epicentro da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil. Atualmente, o Estado conta com 487.654 casos confirmados da doença e 21.676 mortes causadas pelo vírus. A enfermidade encontra-se na fase do platô da curva epidêmica, ou seja, o número de novos casos permanece estável – não cresce nem diminui -, porém mantém números expressivos.
E mesmo tendo ultrapassado a faixa dos 21 mil óbitos, o Governo também anunciou a recalibragem dos aspectos técnicos do Plano São Paulo, que permitirão que cidades que estejam na fase Amarela de reabertura econômica, como é o caso do Grande ABC e da Baixada Santista, ingressem na fase Verde.
Entre os novos critérios que determinarão a migração de fases, está o de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) dos municípios. Antes, a taxa deveria estar abaixo de 60%; a partir de 31 de julho, poderá variar entre 75% a 70%. Para mais informações, clique aqui.