Atualizado às 19h13.
Nesta segunda-feira (7), durante a 150ª coletiva de imprensa realizada para atualização das informações sobre a pandemia do novo coronavírus, o governador de São Paulo João Doria anunciou o Plano Estadual de Imunização (PEI) para a COVID-19, que iniciará no dia 25 de janeiro de 2021. O primeiro grupo a receber doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, será composto por profissionais da área da Saúde, pessoas com mais de 60 anos, quilombolas e indígenas.
Serão duas doses ministradas em um período de 21 dias entre a primeira e a segunda. Para a Fase 1, que coincide com o aniversário da cidade de São Paulo, a escolha do público-alvo levou em consideração a incidência de óbitos provocados pela doença no Estado (77% das mortes registradas se concentram entre os idosos sexagenários) e contato frequente dos trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia com o vírus.
“Não há brasileiros de primeira e brasileiros de segunda classe. Somos um mesmo povo, somos um mesmo País”, declarou Doria. “Não estamos virando as costas para um plano nacional de imunização, mas precisamos ser mais ágeis, e, por isso, estamos nos antecipando.”
De acordo com o governador, a vacina será gratuita e para todos, sob responsabilidade do Sistema Público de Saúde do Estado de São Paulo. Para a campanha de vacinação, serão alocados 54 mil profissionais de saúde e 25 mil agentes de segurança pública, além da possibilidade de ampliação dos postos de imunização – de 5.200 para 10 mil. Para isto, farmácias credenciadas, quartéis da Polícia Militar, escolas (finais de semana), terminais de ônibus e sistema drive-thru poderão ser utilizados para atendimento.
Confira as fases de imunização:
- Fase 1 – trabalhadores da Saúde, indígenas quilombolas receberão a primeira dose no dia 25 de janeiro e a segunda em 15 de fevereiro;
- Fase 2 – pessoas com 75 anos ou mais receberão a primeira dose em 8 de fevereiro e a segunda em 1º de março;
- Fase 3 – pessoas entre 70 a 74 anos receberão a primeira dose em 15 de fevereiro e a segunda em 8 de março;
- Fase 4 – pessoas entre 65 a 69 anos receberão a primeira dose em 22 de fevereiro e a segunda em 15 de março;
- Fase 5 – pessoas entre 60 a 64 anos receberão a primeira dose em 1º de março e a segunda em 22 de março.
O Governo de São Paulo também disponibilizará para outros estados do País quatro milhões de doses da CoronaVac a partir do dia 25 de janeiro do ano que vem. Segundo informou Doria, ao fazer a solicitação, o Estado em questão se comprometerá a imunizar, prioritariamente e o mais rápido possível, profissionais de Saúde locais.
Na última atualização, o Estado de São Paulo contabilizou 1.287.762 casos confirmados de COVID-19 e 43.015 mortes.
Veja, abaixo, a íntegra da coletiva: