Na tarde desta sexta-feira (15), o Governo do Estado de São Paulo antecipou a reclassificação do Plano São Paulo, prevista para 5 de fevereiro, em razão dos elevados índices de casos, óbitos e internações provocadas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). As regiões de Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté regrediram à fase Laranja; e a de Marília, que estava na Laranja, foi a única remanejada para a Vermelha. As demais, incluindo Capital, Grande ABC e Baixada Santista, permanecem na Amarela.
Durante a coletiva de imprensa, o governador João Doria disse que esta “é uma medida preventiva e extremamente necessária, neste momento, para prevenir vidas”.
“Aqui, como no restante do Brasil e em boa parte do mundo, há uma indicação clara de que a pandemia acentuou essa segunda onda [de contágio] em nosso País. E nós temos que tomar medidas de cautela, de prevenção, para proteger vidas no Estado de São Paulo. E é importante que a população, que a opinião pública, empresários, formadores de opinião, jornalistas, meios de comunicação, tenham consciência disso, que a situação vem se agravando a cada semana”, declarou Doria.
O Plano São Paulo tem como objetivo flexibilizar a retomada da economia. Ele é dividido em cinco fases, sendo a Vermelha a mais restritiva, que só permite funcionamento de serviços essenciais.
Segundo a última atualização (14/01), o Estado de São Paulo contabiliza 1.590.829 casos confirmados de COVID-19 e 49.289 mortes provocadas pelo vírus.
Veja, a seguir, o anúncio: