Após o Governo do Estado de São Paulo suspender o ponto facultativo de Carnaval e orientar os municípios paulistas a fazer o mesmo, as cidades do Grande ABC voltaram atrás da decisão tomada no final de janeiro, que manteria o feriado nas setes cidades, e aderiram à recomendação estadual. Os dias 15, 16 e 17 de fevereiro serão considerados dias úteis.
Antes da suspensão, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC havia informado que manteria o feriado em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, seguindo o calendário oficial de feriados estadual. Com a revogação do período, as cidades do ABC paulista adotarão os mesmos critérios que Estado, Capital e Baixada Santista.
Saiba mais:
- Consórcio do Grande ABC decide manter feriado de Carnaval na região
- Estado de SP cancela Carnaval
- Baixada Santista suspende ponto facultativo de Carnaval
A mudança no calendário é mais uma medida para tentar frear o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
FERIADO x PONTO FACULTATIVO
O Carnaval não é considerado feriado no Brasil nem no Estado de São Paulo. O período é identificado como ponto facultativo, e tem relação com o funcionamento dos órgãos públicos. A decisão de dar folga ou não nestes dias é da empresa, que deverá compensar as faltas.
Fontes: Repórter Diário.