Na manhã desta segunda-feira (22), motoristas e cobradores de ônibus realizaram manifestação no Terminal Metropolitano de Santo André contra o atraso no pagamento de salários e benefícios e para reivindicar a inclusão da categoria no grupo prioritário de vacinação contra o novo coronavírus (COVID-19). De acordo com o portal G1, a paralisação durou das 7h às 8h50 e afetou as linhas intermunicipais operadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) no Grande ABC.
Estas linhas circulam entre as sete cidades da região - Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. De acordo com o SINTETRA (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes Rodoviários e Anexos de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e a EMTU, a paralisação interrompeu a circulação dos trólebus do Corredor ABD e interferiu no funcionamento de outros terminais.
RECOLHIMENTO DE ÔNIBUS EM DIADEMA
Neste final de semana, a Prefeitura de Diadema emitiu nota informando sobre o recolhimento de ônibus municipais por ameaça de ataques. Um ônibus e um caminhão foram incendiados no sábado (20), durante protesto na Vila Socialista.
Leia o comunicado na íntegra:
A Prefeitura de Diadema informa que neste domingo, 21/03, as empresas Susantur e MobiBrasil voltaram a recolher os ônibus devido à ameaça de novos ataques, o que poderia colocar funcionários e usuários em risco. A decisão foi tomada após aglomeração de motociclistas e pedestres na mesma região onde aconteceram os protestos no dia anterior.
Neste sábado, 20/03, um ônibus e um caminhão foram incendiados por manifestantes no início da noite na Vila Socialista, em Diadema. No mesmo local, na noite anterior, um rapaz foi morto ao tentar furar um bloqueio da Polícia Militar. A polícia investiga o caso. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Diadema)
A EMTU também havia interrompido a circulação das linhas metropolitanas 006, 051, 112, 182, 236, 279, 358, 380 e 446, operadas pela Mobibrasil Diadema, no domingo (21), por ameaça de vandalismo.