A partir deste sábado (8), estabelecimentos comerciais e de serviços poderão funcionar até as 21h, com ampliação de 25% para 30% de sua capacidade de ocupação total para atendimento presencial. Esta é a segunda alteração feita na Fase de Transição do Plano São Paulo, que continuará a valer em todo o território paulista até 23 de maio.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7), durante coletiva de imprensa do Governo do Estado de São Paulo.
Os integrantes do Centro de Contingência da COVID-19 informaram que houve redução significativa do número de mortes e da taxa de leitos de UTI ocupados por pacientes com o novo coronavírus (78,3%), que ampararam a mudança feita nas regras para funcionamento das atividades econômicas.
NOVOS CRITÉRIOS
- Fase de Transição de 8 a 23 de maio;
- Atividades Comerciais, Religiosas, Restaurantes e Similares, Salões de Beleza e Barbearia, Atividades Culturais e Academias – horário de funcionamento entre 6h e 21h;
- Toque de Recolher das 21h às 5h.
REGRAS MANTIDAS
- Parques estaduais e municipais abertos entre 6h e 18h;
- Teletrabalho para atividades administrativas não essenciais;
- Escalonamento de horário de entrada e saída de funcionários de acordo com setor (Indústria, Comércio e Serviços).
O Plano São Paulo flexibiliza a retomada das atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A Fase de Transição, criada como intermediária entre as fases Vermelha (a mais restritiva) e Laranja, passou a vigorar em 18 de abril.
NÚMEROS COVID-19
Nesta sexta-feira, o Estado de São Paulo contabiliza 2.984.182 novos casos do novo coronavírus e 99.989 óbitos provocados pelo vírus. Em contrapartida, 13.107.800 paulistas já foram vacinados.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo.