O Relatório de Mercado Focus, produzido pelo Banco Central, divulgou nesta segunda-feira (19) as previsões do mercado financeiro para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deste ano. A estimativa é de que o índice, utilizado para medir a inflação oficial do País, tenha alta de 6,31%. Este é o 15º aumento semanal consecutivo.
Para o mês de julho, a expectativa para o IPCA é de crescimento de 0,71% - na semana passada, este valor era de 0,58%, a oitava alta do índice para o período.
Outros indicadores também subiram, como o PIB (Produto Interno Bruto), que passou de 5,26% para 5,27%; a meta para a taxa Selic (de 6,63% para 6,75% a.a.); e Produção Industrial (alta de 6,29% para 6,36%).
Os únicos que tiveram queda nesta semana foram os associados ao Investimento Direto no País (de US$ 55 bilhões para US$ 54 bilhões, o quinto recuo consecutivo) e à Dívida Líquida do Setor Público (de 61,60% do PIB para 61,55%).
O Relatório Focus divulga, semanalmente, as expectativas anuais e mensais do mercado financeiro para os principais indicadores brasileiros. Para acessar o último levantamento, clique aqui.