Neste domingo (17), foi anunciado o fim da emergência de saúde pública de importância nacional em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil. O pronunciamento foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e teve como justificativas o atual cenário epidemiológico do País e a ampla cobertura vacinal.
Com isto, as medidas para controle da pandemia, criadas e implementadas a partir de fevereiro de 2020, deixam de vigorar. No entanto, o ministro salientou que a decisão de encerrar a emergência sanitária não significa que o vírus e sua transmissibilidade se extinguiram.
Atualmente, o Brasil totaliza 30.252.618 casos confirmados de COVID e 662.207 mortes provocadas pela doença. O Estado de São Paulo, o primeiro local onde o vírus foi identificado no Brasil, soma 5.337.459 casos positivos e 167.847 óbitos.
Nos próximos dias, será publicado um ato normativo oficializando a decisão. Importante ressaltar que a declaração de fim da pandemia cabe à OMS (Organização Mundial da Saúde).
Fontes: Agência Brasil, G1.