No mês de julho, a produção industrial nacional registrou crescimento de 0,6%. De acordo com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) Regional, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos 15 locais analisados, apenas quatro apresentaram aumentos nos seus indicadores – Pará (4,7%), Mato Grosso (3,7%), Santa Catarina (1,9%) e Rio de Janeiro (0,7%).
Na comparação anual, a produção brasileira recuou 0,5%. No ano, a indústria acumula perda de 2%, e nos últimos 12 meses, a retração é de 3%.
O estado de São Paulo teve queda de 0,6% no período. O maior parque industrial do país acumula perda de 2,3% no ano, e de 4,1% nos últimos 12 meses. Entre os principais impactos para a variação negativa, estão a produção de veículos automotores e o setor de máquinas e equipamentos.
A indústria paulista ainda sente os efeitos do encarecimento do crédito, da matéria-prima e do desabastecimento de insumos. Com este índice (-0,6%), São Paulo permanece 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020). Para saber mais, clique aqui.