Atualizado em 20/07, às 07h56.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão do bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp na tarde da última terça (19). Após algumas horas sem funcionar, o serviço voltou à normalidade aproximadamente às 17h50.
Segundo o El País, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, afirmou em seu parecer que a "suspensão do serviço aparentemente viola o preceito fundamental da liberdade de expressão e comunicação". Atualmente, o WhatsApp tem 100 milhões de usuários brasileiros.
O bloqueio havia sido determinado pela juíza juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, após o Facebook, empresa responsável pelo aplicativo, não ter cumprido decisão judicial de quebra de sigilo de conversas de pessoas sob investigação policial que corre em segredo de justiça.
A magistrada afirmou que o Facebook havia sido notificado três vezes para entregar à Justiça as mensagens relacionadas à investigação em andamento; segundo Daniela, a empresa teria se limitado a apenas enviar nota, em inglês, dizendo que não arquiva as conversas de seus usuários.