O Dia Nacional da Inovação foi instituído em 14 de janeiro de 2010, por meio da Lei nº 12.193. A efeméride tem como objetivo incentivar a inovação tecnológica no País, além do desenvolvimento científico e economia sustentável.
Uma das formas que o governo encontrou para promover a inovação entre as empresas foi com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem ações e programas específicos para estimular empresas a contribuírem com o desenvolvimento tecnológico e difusão da pesquisa dentro das instituições.
As grandes universidades brasileiras, públicas e privadas, mantém centros de pesquisa em seus campi. Algumas empresas procuram essas instituições para as auxiliar no desenvolvimento de novos produtos.
Outras, porém, investem no seu próprio centro de pesquisa.
Em 2015, a Natura lançou o Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano na USP (Universidade de São Paulo), em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com investimento de R$ 20 milhões. De acordo com o noticiado no portal iG, o local teria 40 cientistas de diversas áreas do conhecimento trabalhando juntos.
Outra entidade que apoia projetos inovadores é a incubadora. Ela é focada em ajudar micros e pequenas empresas que pretendem oferecer produtos e/ou serviços inovadores. Os negócios “recém-nascidos” recebem todo o suporte para que estruturem melhor sua gestão e foquem no aperfeiçoamento do que querem vender.
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