Neste sábado (18), a Estância Balneária de Peruíbe comemora 58 anos de sua emancipação político-administrativa. A prefeitura do município divulgou em sua fanpage o calendário dos eventos que homenageiam a data, que começam a partir de hoje (17).
Entre os festejos, destaque para as apresentações de música e dança na Praia do Centro, para o passeio motociclístico "Peruíbe sem Cerol" e para o bolo de aniversário.
HISTÓRIA
A região onde hoje se localiza a cidade de Peruíbe pertencia à Capitania de São Vicente, de Martin Afonso de Sousa, e era conhecido como Aldeia dos Índios Peroibe. Ao longo do processo de colonização, os padres jesuítas tiveram grande destaque para o desenvolvimento da área. Destacam-se as figuras do padre Leonardo Nunes, José de Anchieta e Pero Correa, bandeirante que se converteu ao catolicismo e atuou na catequização dos indígenas.
Com a expulsão dos jesuítas da Companhia de Jesus do Brasil no século 18, a antiga aldeia se tornou um povoado de pescadores. O local só voltaria a ter alguma representatividade com a construção da Estrada de Ferro Santos-Cajati em 1914, que impulsionou a vinda de imigrantes e o desenvolvimento econômico.
No final da década de 1950, o município se emancipa de Itanhaém. Entre seus patrimônios, estão o sítio arqueológico das Ruínas do Abarebebê, tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do PAtrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e IBPC (Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural), a famosa lama negra medicinal e o Portal da Pedra.
***
A ASSINGRAFS e o SINGRAFS felicitam Peruíbe pelo aniversário.
Fontes: Câmara Municipal de Peruíbe, Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe.