Atualizado às 15h40.
Nesta quarta-feira (15), comemora-se o Dia Mundial do Consumidor, usado por muitas empresas, em especial as de varejo, para ofertar descontos em e-commerces. Mas existem outras formas de celebrar a data sem, necessariamente, apelar para promoções.
"O Dia do Consumidor é uma data importante não só para as empresas que oferecem produtos e/ou serviços para consumidores finais, mas, também, para as empresas que dialogam com outras empresas. Afinal, marcas são feitas de pessoas para pessoas, e construir um bom relacionamento exige que ambas as partes demonstrem carinho e atenção a todo o momento", declarou Cadu Capella Reis, sócio e CSO (Chief Strategy Officer) da agência INSANE Estratégia e Comunicação.
Para Reis, é importante planejar algo que agrade o público-alvo da empresa. Porém, mais importante ainda é saber quem realmente é o público-alvo. "Conheça seus valores, sentimentos, medos e desejos para que sua comunicação realmente converse com ele, e não seja mais uma", afirmou. Esta é uma maneira, segundo o profissional, de diferenciar a ação do seu negócio das demais e impactar o cliente.
Outras dicas que o sócio da INSANE deu foram as de tratar o consumidor de forma única, "para dialogar com o tom adequado e que faça sentido" a ele, e a de ser inventivo, mesmo em tempos de crise. "Não dê joias se não pode pagar. Tenha clareza sobre qual é o orçamento disponível para a possível ação. Mesmo com a verba curta, é possível agradar seu público se você o conhece bem. Seja criativo!"
ENQUETE
O SINGRAFS fez uma enquete para saber se as gráficas de sua base territorial - Grande ABC e Baixada Santista - farão algo para o Dia do Consumidor. O resultado revelou que 100% dos que responderam as perguntas não realizarão ações para a data. Entre os motivos alegados para a negativa, estão o fato de terem outras maneiras de estreitar o relacionamento com clientes e alavancar vendas (50%) e desinteresse (12,5%).