Durante a ExpoPrint Digital, a Ricoh Latin America apresentou seu novo posicionamento ao lançar o grupo de Comunicação Gráfica. A ideia é oferecer soluções integradas para o mercado editorial, de sinalização exterior e interior, de embalagens e etiquetas, impressão comercial e de estudos criativos.
A ideia é agregar ao produto (impressora) um serviço que fortaleça as relações entre fornecedor e consumidor, agilizando o fluxo de trabalho, deixando a produção mais eficiente e com maior qualidade.
Para o gerente comercial de Alto Volume, Gustavo Lopes, a Ricoh quer ajudar seu público-alvo a “tentar entender qual é a necessidade daquele cliente e encaminhar para ele o que ele precisa escutar, e não o que eu quero dizer. Como nós podemos complementar este mercado para que ele se comunique com os clientes.”
Gustavo Lopes, gerente comercial de Alto Volume
O objetivo é criar campanhas de marketing mais direcionadas, personalizadas, fazendo com que o cliente vivencie uma experiência. Para tal, a empresa aliou suas impressoras digitais a ferramentas de gestão de impressão e fluxo de trabalho específicas, como a DirectSmile e a Web to Print, fornecidas por meio de parceria firmada com a EFI. “O impresso, comunicação web, nuvem, isso tudo, no final, se tornará o mercado de Graphic Comunication [Comunicação Gráfica]”, explicou Lopes.
Uma das maneiras que a marca encontrou para demonstrar a união entre impresso e virtual foi a da personalização de um calendário. Ao visitar o estande da Ricoh, o participante podia fotografar um QR Code que o direcionava a um formulário; após o preenchimento, os dados eram enviados à multifuncional PRO C9100; em pouco tempo, o material era impresso e o cliente recebia um aviso via SMS informando-o que já poderia retirar o produto.
Calendário personalizado com nome do visitante
O desafio da empresa, no entanto, é o de demonstrar ao empresariado os pontos positivos da migração para o digital, quebrando, assim, uma barreira tecnológica e de geração. “O digital nunca vem para acabar com a impressão offset. Ele vem para complementar uma oferta de serviço para os clientes. Agora, o gráfico que não aceitar o digital para complementar o offset está fadado a morrer, porque alguém vai fazer o que ele está deixando de fazer. E o que ele está deixando de fazer vai levar junto o que ele fazia antes”, destacou Lopes.
Além da viabilidade da Comunicação Gráfica, aplicada, sobretudo, na personalização de produtos e serviços, a Ricoh aproveitou a ExpoPrint Digital para mostrar as multifuncionais das famílias MP CW2201, PRO L4160, PRO C8200 e PRO C7100 – que aceitam substratos diferenciados, como papel imantado, plástico eletrostático, BOPP, e uso de tinta clear para simular verniz localizado. Outra novidade foi a do toner neon.
Fotos: Paula Franco.
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