(11) 4438-8922

São Bernardo do Campo é a mais nova cidade a suspender a edição impressa de boletim de notícias oficiais. Na última quarta-feira (05), a Câmara Municipal aprovou o pedido feito pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) de divulgar o “Notícias do Município” apenas pela internet. A medida entrará em vigor 30 dias após a publicação da lei no Diário Oficial da cidade, prevista para a próxima sexta-feira (07).

De acordo com o ABCD Maior, a justificativa dada pela Prefeitura para encerrar a impressão do jornal foi a de reduzir custos. A Administração espera economizar R$ 900 mil por ano. O “Notícias do Município” tinha tiragem de 20 mil unidades por edição semanal.

Os opositores à nova lei questionaram a votação, afirmando que não são todos os moradores são-bernardenses que possuem acesso à internet. Os exemplares do boletim eram distribuídos gratuitamente pela cidade, sendo facilmente encontrados em locais de acesso público, como bibliotecas.

O Guarujá já havia tomado ação semelhante em março. O Diário Oficial do Município deixou de ser impresso e seu conteúdo está disponível apenas online. A Prefeitura também alegou a necessidade de economizar recursos para suspender a versão física do material.