Palestra foi realizada na última quarta e faz parte do Ciclo do Conhecimento promovido pela ASSINGRAFS
João Alex, gerente comercial da Zênite Sistemas, empresa especializada em softwares de gestão para empresas gráficas, ministrou na última quarta-feira, dia 26 de agosto, a palestra Estratégias para Superar os Desafios do Mercado Gráfico.
O evento fez parte do Ciclo do Conhecimento, promovido pela ASSINGRAFS para capacitar os empresários na condução de suas empresas. A ênfase do discurso do profissional foi na grave crise que atinge o mercado gráfico, com destaque para formas de enfrentar e superar este momento difícil.
De maneira direta, didática e provocativa, João Alex destacou pontos nevrálgicos que devem ser considerados pelo empresário gráfico para enfrentar situações adversas. “O empresário gráfico, muitas vezes, peca na gestão e não conhece como administrar sua empresa. Ele pode entender muito de impressão de tintas e de papel, mas, se não sabe nada de números e de administração, o mercado irá cobrá-lo”, disse.
Ainda desafiador, ele afirmou: “Se existe crise, também há soluções para quem cria oportunidades”.
Para iniciar sua linha de raciocínio, o profissional da Zênite Sistemas traçou uma breve análise do mercado gráfico, enfatizando as constantes, crescentes e velozes mudanças por que passa o segmento. “Há alta concorrência e escassez de trabalho qualificado.”
Para o palestrante, o gestor deve se fixar em três pilares da boa administração: 1) gestão profissionalizada e moderna, 2) valorização e controle da equipe e 3) capacidade de liderança.
Ele ressaltou que o líder de uma empresa não pode ter uma conduta velha, ultrapassada. Deve sempre estar aberto a mudanças e inovações.
João Alex afirmou não acreditar no fim dos mercados e negócios para as empresas do setor gráfico. Pelo contrário, há nichos de mercado que ainda precisam ser explorados. Ele concentrou seus conselhos na segmentação, indicando que o empresário deve focar em áreas específicas, onde consegue atuar com excelência (tanto administrativa, quanto na qualidade da prestação do serviço). “A segmentação ajuda a empresa a enfrentar e passar pela crise”, afirmou.
Seis estratégias
O palestrante, seguindo os princípios dos softwares de gestão da empresa que representa, indicou seis tópicos que devem ser objeto de reflexão dos empresários do setor gráfico e podem ajudar a encontrar uma saída para a crise que bate à porta:
A. Fidelização do cliente, com constante análise do cadastro de clientes da empresa.
B. Em segundo destacou a importância do gestor conhecer e organizar os custos de seu negócio. Sugeriu o uso do tradicional mapa de custos RKW, surgido na Alemanha do pós-guerra. Segundo o palestrante, esse mapa, que considera todos os custos da gráfica, é fundamental para que o gestor determine o preço da hora de uso dos equipamentos de sua empresa. Ele explica: “A gráfica não vende folders, panfletos, folhetos. Ela vende tempo de serviço. O empresário precisa saber o custo disso para fazer seus orçamentos com competência.”
C. O terceiro tópico que deve ser observado com atenção é o orçamento, o preço de venda, que deve ser obtido pela apuração do tempo necessário para a execução do trabalho, mais os insumos para essa realização.
D. O quarto ponto de destaque é otimização da produção para aumento do lucro. Ele destaca a importância de se desenvolver um PCP (Planejamento de Controle da Produção). Ele explicou os diversos pontos que compõem um PCP e profetizou: “Implantar um PCP exige disciplina da empresa e mudança radical na cultura de gestão”.
E. A quinta dica para evitar crise é o controle de compras e estoque, com destaque para que a empresa tenha um espaço específico de armazenamento de produtos e um profissional responsável por entradas e saídas de estoque.
F. Por fim, a sexta provocação diz respeito aos cuidados com a análise financeira, com a importância de gerenciar as contas da empresa (tanto a receber quanto a pagar). Ele inclusive destacou a importância de se fazer um balancete mensal.
Para concluir, João Alex lembrou que há softwares que ajudam o empresário a implementar essa filosofia de gestão, mas que o ponto principal deve ser a disposição do empreendedor em se renovar e estar aberto às constantes mudanças que o mercado gráfico sofre.