A Kodak apresentou, durante a ExpoPrint Latin America 2018, soluções para impressão e flexografia. O grande lançamento da marca foi a SONORA X, tecnologia de chapas livres de processamento, que promete maior resistência e velocidade em máquina.
A linha SONORA já agrega a SONORA XP e a SONORA NEWS, disponibilizadas no mercado em 2012, e segue uma tendência mundial de eliminação de processos químicos na indústria. “De tudo o que a Kodak vende de chapa offset no Brasil, 75% das nossas vendas são representadas pela SONORA, por chapas livres de processamento químico”, informou Kleber Rodrigues, executivo de vendas da Kodak no Brasil.
Para o profissional, além do apelo ambiental, a solução pretende auxiliar, e muito, o cotidiano da gráfica ao não expor os operadores ao manuseio de produtos químicos, ao reduzir a manutenção de equipamentos de processamento das chapas, ao minimizar o custo envolvido para o descarte adequado de resíduos e ao economizar água. “Com a introdução da SONORA, não se desperdiça água, não se consomem químicos, não se tem resíduos, não há manutenção de equipamento processador. Além dos fatores econômicos, estão os ecológicos, que explicam o sucesso do produto no País”, declarou.
Outro destaque da Kodak na ExpoPrint foi a comemoração dos 10 anos da FLEXCEL NX, com o lançamento de uma “edição limitada” de 25 unidades, em todo o mundo.
O sistema, desenvolvido para flexografia, trabalha com a produção de embalagens flexíveis, rótulos, etiquetas e papelão ondulado. “A linha engloba tanto o hardware, o equipamento que vai fazer a chapa, quanto a chapa em si”, explicou Mauro Freitas, executivo de vendas da divisão de embalagens flexográficas da Kodak. “O nosso CTP tem a capacidade de se tornar hibrido, ou seja, ele tem uma chapa flexo de altíssima qualidade e pode transformar uma chapa offset no mesmo CTP, sem a necessidade de migrar o CTP para outras aplicações. Hoje, esse produto, dentro do segmento de Embalagem, é o nosso carro-chefe”.
A multinacional realizará o prêmio “Kodak Global Flexo Innovation” para prestigiar os melhores trabalhos feitos com a FLEXCEL NX.
*Fotos: Paula Franco.