(11) 4438-8922

De julho a agosto deste ano, a atividade industrial em São Paulo registrou queda de 2,5%, segundo o Indicador do Nível de Atividade (INA), divulgado na última quarta (30) pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp. A entidade prevê, ainda, encerrar o ano com retração de 5,8%.

Este é o segundo ano consecutivo em que o INA apresenta redução em seus indicadores.

O Depecon indicou, ainda, queda de 1,7% do total de vendas reais no mês de agosto. Comparado a 2014, a indústria teve retração de 9,5% em seu desempenho.

De acordo com a Fiesp, o indicador representa a crise enfrentada no período, em especial àquela que atinge o consumidor dos produtos, que deixa de comprar determinados artigos para poupar ou, então, por não ter mais renda.

Além disso, a Fiesp e o Ciesp divulgaram saldo negativo de 26 mil empregos na indústria paulista, entre julho e agosto. A previsão do Depecon é de que, até o final deste ano, o setor registre 200 mil vagas a menos.

Os setores mais afetados foram o de móveis e o de veículos automotores, que registraram, respectivamente, quedas de 26,6%, 12,1% no total de vendas reais entre julho e agosto deste ano.

O levantamento sobre a atividade industrial entre julho e agosto está disponível no site da Fiesp.