Criado nos Estados Unidos na década de 1990, o Outubro Rosa é uma campanha dedicada a conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre o câncer de mama.
Durante todo o mês, diversas ações serão feitas para disseminar informações sobre a doença, estimular a realização de exames preventivos, e, principalmente, debater mitos e verdades sobre o câncer de mama são os objetivos do movimento.
Por isso, muitos locais públicos, como prefeituras, praças e monumentos por todo o País receberam uma iluminação rosa, para lembrar a população sobre a campanha.
Desde 2010, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) participa do Outubro Rosa, promovendo e divulgando informações sobre o câncer de mama.
Segundo o INCA, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, representando cerca de 25% de novos casos a cada ano. A doença também afeta os homens, porém é raro (1%). Quanto mais rápido se descobre a doença, maior é o percentual de cura.
Diversos fatores podem influenciar o aparecimento da doença, como histórico familiar, obesidade (em especial após a menopausa), ou questões hormonais. Por isso, a importância de se ter uma alimentação saudável, realizar atividades físicas e realizar exames de rotina.
Mulheres entre 40 a 49 anos devem fazer, todo ano, o exame clínico das mamas. As acima de 50 anos precisam, além do exame clínico, realizar mamografia a cada dois anos. Àquelas que têm histórico da doença na família precisam consultar o médico para uma avaliação de risco.
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Outubro Rosa conscientiza população sobre o câncer de mama
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