O Sebrae e o Governo do Estado de São Paulo oferecem aos Microempreendedores Individuais (MEIs) um programa de crédito sem a cobrança de juros. O Juro Zero Empreendedor prevê empréstimos de mil a R$ 20 mil, sem a necessidade de avalista.
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o programa, criado em parceria com a Desenvolve SP, é voltado a compra de máquinas, equipamentos, mercadorias e capital de giro produtivo. Além de não ter juros, ele possui carência de seis meses e prazo de pagamento de até 36 meses.
Para obter acesso ao crédito, o MEI precisa concluir um dos cursos disponíveis na plataforma Super MEI, do Sebrae. São 50 mil vagas gratuitas de aulas para capacitação técnica em todo o Estado, em áreas que vão desde construção civil a beleza.
A solicitação do empréstimo estará sujeita à análise do plano de negócios e consulta de restrições cadastrais, tanto do CNPJ como do CPF do titular. O benefício de juro zero só será concedido para as parcelas que forem quitadas até a data do vencimento. Em caso de atraso, será cobrada multa de 2% mais juros equivalentes a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) ao mês.
Para aderir ao Juro Zero Empreendedor, basta realizar cadastro no site do programa (clique aqui) e entrar em contato com um Escritório Regional do Sebrae para iniciar o plano de negócios. Para que o site abra no seu navegador, é necessário habilitar o plugin Adobe Flash Player.
O telefone da central do Sebrae é 0800 570 0800.