Nesta quarta-feira (05), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Resolução nº 5.827, que traz a nova tabela de valores a serem aplicados aos fretes rodoviários. De acordo com o portal G1, o reajuste feito pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) levou em conta a alta de 13% do preço do óleo diesel na refinaria.
Os valores são divididos em quilômetro e por eixo para carga geral, carga granel, carga neogranel, carga frigorificada e carga perigosa. Os preços mínimos variam entre R$ 1, 66 a R$ 2,16, gerando um impacto médio de 5%, dependendo do tipo de carga.
Segundo O Estado de S.Paulo informou, a nova Resolução modifica a tabela editada em 30 de maio deste ano, parte integrante das negociações do Governo Federal com os caminhoneiros para o encerramento da greve da categoria, que durou 11 dias e gerou crise de abastecimento de combustível e alimentos.
O Governo também afirmou que intensificará as fiscalizações sobre o cumprimento dos preços do frete, outra reivindicação feita durante o período de paralisação.
Veja neste link a nova tabela de frete de carga rodoviária.