Em seu Centro de Soluções, instalado na Escola SENAI José Ephim Mindlin, em Barueri, São Paulo, a Xerox apresentou, na última quinta-feira (25), a nova impressora digital para alto volume Iridesse. Além de operar com o esquema de cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), o equipamento inclui impressão em tinta branca (lançada há cerca de um mês pela companhia), clear (transparente), ouro e prata.
Segundo a diretora executiva de marketing, estratégia e logística da multinacional, Cristiana Lannes, o nome Iridesse alude ao iridescente. Conforme a descrição do dicionário Houaiss, esta palavra designa as cores do arco-íris ou aquilo “que reflete” tais tonalidades. Pode-se ver este efeito na bolha de sabão e em materiais holográficos.
Ao apresentar seu novo produto para o mercado brasileiro, a Xerox salientou a qualidade da impressão e a inclusão de mais recursos para a produção de folhetos, cartões de visita, mala direta, cartões comemorativos, sinalização de pontos de venda, capas de livros e banners de até 1,20m. Todas as cores dos toners foram redesenhadas, para que seu efeito na impressão tenha mais destaque. Isto faz com que se dificulte a cópia de materiais, em especial do efeito metálico, aumentando a segurança e prevenindo fraudes.
A impressora também tem um módulo de acabamento, capaz de produzir folhetos com sangria completa, aparados e vincados. O gerenciamento de impressão é fornecido pela EFI, por meio do servidor Fiery.
O gerente de marketing de produto da marca, Wagner Pereira Roque, explicou que a impressora segue uma tendência mundial do setor gráfico, que é a busca por equipamentos que “tragam algo a mais”. Roque destacou, ainda, o ineditismo da Iridesse no mercado, sua automatização, precisão do registro, flexibilidade e a capacidade de produzir o efeito metálico, por exemplo, “em uma única passagem”.
O evento contou com a participação de Martyn Train, gerente geral de comunicações gráficas para mercados em desenvolvimento da Xerox. O profissional destacou a presença da Iridesse na África do Sul, Dubai, Rússia, Arábia Saudita – onde instalaram seis unidades -; Índia – local em que o equipamento está ficando muito popular no segmento fotográfico -, Lituânia, Bulgária, México e Israel. No Brasil, já há, para os próximos dias, o encerramento de negociações para a venda e instalação de duas impressoras, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
Sobre expectativas para o mercado brasileiro, Train mostrou-se animado com o potencial do setor gráfico nacional. “Aqui, há um grande mercado”, disse. “Toda vez que visito o País, fico impressionado com a indústria de impressão comercial. Já visitei o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e, aqui, há um grande mercado de impressão, bem estabelecido e bem desenvolvido. Em alguns aspectos, os gráficos brasileiros estão liderando o caminho na América Latina de produção de aplicações, eficiência, ideias, trabalho em conjunto com clientes, sempre inovadores. Este produto (a Iridesse) trará novos rumos para a inovação, o que me empolga muito”, concluiu.
Da esq. para a dir.: Wagner Pereira Roque, Cristiana Lannes, Martyn Train e Marcio Mattos (diretor executivo de canais e artes gráficas)
O público-alvo da Iridesse abrange o mercado gráfico, educacional (produção de livretos) e fotográfico. As médias e pequenas empresas são o foco principal, devido ao potencial de impressão da máquina ser de alto volume (cerca de 200 mil páginas por mês). Uma das únicas restrições é para rótulos, por exigir o uso de papel diferenciado.
Amostras de impressão do lançamento da Xerox podem ser vistas na sede do SINGRAFS.
*Fotos: Paula Franco.