Em todas as sete cidades do ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra -, o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, será transferido para a sexta-feira (30). Já na Baixada Santista, em especial nos municípios que fazem parte da base territorial da ASSINGRAFS-SINGRAFS, o único que manteve a data para esta quarta foi Bertioga.
Em nota, a administração de Bertioga informou que uma emenda à Lei Orgânica do Município, aprovada no início deste mês, alterava o feriado de 28 de outubro para o dia 20 novembro. Porém, “não deixava claro se a alteração seria válida já para este ano. Desta forma, esta semana, os vereadores aprovaram uma alteração na emenda, informando que a alteração do feriado será válida somente a partir do próximo ano.”
Em Santos e em Praia Grande, a data é considerada ponto facultativo, e não feriado municipal.
Serviços de emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente, assim como a coleta de lixo, varrição das ruas e serviço funerário. Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas, só reabrindo na terça (03), após o feriado de Finados (02).
Os atendimentos ao público oferecidos pelas Prefeituras também funcionarão até quinta e só retornam na terça.
Em Rio Grande da Serra, todas as instituições públicas estarão fechadas durante o feriadão, de acordo com o jornal ABCD Maior.
Veja abaixo a relação das cidades que transferiram o Dia do Servidor Público para a sexta-feira:
GRANDE ABC
- Diadema
- Mauá
- Santo André
- São Bernardo
- São Caetano
- Ribeirão Pires
- Rio Grande da Serra
BAIXADA SANTISTA
- Cubatão
- Guarujá
- Itanhaém
- Mongaguá
- Peruíbe
- Praia Grande
- Santos
- São Vicente
*Apenas Bertioga não alterou o calendário.