Em janeiro, a produção industrial brasileira caiu 0,8% em relação a dezembro de 2018. Na comparação entre janeiro-2018 e janeiro-2019, o índice registrou queda de 2,6%. Os dados fazem parte do levantamento PIM (Pesquisa Industrial Mensal), realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) e divulgado nesta quarta-feira (13).
A queda registrada na passagem de dezembro para janeiro interrompe a variação positiva detectada no mês anterior (0,2%). Entre as quatro grandes categorias econômicas consideradas pelo PIM, três tiveram resultado negativo na passagem do mês: bens de capital (-3%), bens intermediários (-0,1%) e bens de consumo semiduráveis e não duráveis (-0,4%).
Dos 26 ramos industriais estudados, 13 recuaram. Os principais destaques negativos foram os de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,3%); outros equipamentos de transporte (-5,1%); couro, artigos para viagem e calçados (-3,2%); máquinas e equipamentos (-2,9%); celulose, papel e produtos de papel (-2,6%); indústrias extrativas (-1%); coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,8%); e veículos automotores, reboques e carrocerias (-0,5%).
Para saber mais sobre os resultados, clique aqui.