A RR Donnelley Editora e Gráfica Ltda. anunciou na última segunda-feira (01) a decisão de entrar com pedido de autofalência e o encerramento de suas operações no País. A gráfica, sediada em Osasco, Grande São Paulo, era responsável pela impressão das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e foi uma das vencedoras do 6º Prêmio Brasileiro de Excelência em Etiquetas e Rótulos Autoadesivos ABIEA, conforme divulgou em suas redes sociais.
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o pedido de autofalência pegou o mercado editorial de surpresa, já que a RR Donnelley não teria tentado resolver seus problemas por outros meios.
Entre os surpreendidos, destaca-se a editora Intrínseca. A empresa havia comprado 70 toneladas de papel para a impressão do novo livro de Mark Manson, o autor mais vendido no Brasil até o momento. Ainda segundo o Estadão, quando os caminhões chegaram à RR Donnelley na manhã de segunda-feira, encontraram os portões da gráfica fechados.
Em comunicado, a gráfica justificou a opção por encerrar as operações por causa das “atuais condições do mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil”. Fundada em 1964 nos Estados Unidos, a RR Donnelley atuava no Brasil há 25 anos e chegou a ter um escritório comercial em São Bernardo do Campo, uma das cidades que compõem a base territorial do SINGRAFS, até 2014, onde vendia serviços gráficos.
Na manhã desta terça (02), funcionários da gráfica bloquearam a pista local da Rodovia Anhanguera, altura do km 18, para protestarem contra o pedido de falência. De acordo com a Rádio BandNews FM, os colaboradores disseram estar surpreendidos com a decisão.
Leia, abaixo, a íntegra do comunicado da RR Donnelley Editora e Gráfica Ltda.:
A RR Donnelley Editora e Gráfica Ltda. decidiu, após considerar todas as opções, encerrar sua operação no Brasil. Entre os fatores que levaram o grupo a tomar esta medida estão as atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil. Recentemente, a RR Donnelley perdeu um de seus principais clientes e registrou uma drástica redução no volume de trabalho contratado.
O grupo operou no Brasil por mais de 25 anos. Mas, uma análise meticulosa das finanças da empresa motivou nossa decisão. O requerimento de autofalência da RRD será processado e decidido pelo foro da comarca de Osasco/SP.
Para minimizar o impacto da falência, a empresa entrará em contato com o sindicato e avaliará a possibilidade de rescindir todos os contratos de trabalho já nos próximos dias. Isso permitirá o pronto levantamento dos valores depositados nas contas vinculadas do FGTS e habilitará os funcionários a solicitarem o seguro-desemprego, na forma da lei.