O 17º Congraf (Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica) teve como tema “Pensar e fazer diferente”. O evento, realizado no Teatro do Sesi, em Porto Alegre (RS), no dia 18 de maio, contou com a presença do presidente do SINGRAFS, António J. S. V. Gameiro, o Tonzé.
Mais de 560 pessoas, entre empresários da indústria gráfica e representantes de entidades do setor, prestigiaram o Congresso e assistiram às palestras. O 17º Congraf foi uma iniciativa da Abrigraf Nacional e da Abigraf-Rio Grande do Sul.
PALESTRAS
Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Diretivo da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, chamou a atenção do público para o tema “Pensar e fazer diferente”. Para tal, ele plantou bananeira no palco. De cabeça para baixo, fez um breve discurso, reforçando a ideia de “fazer diferente”.
O especialista em gestão empresarial Arthur Igreja falou sobre “O que fazer para inovar no seu negócio”. Igreja chamou a atenção para as mudanças nos hábitos dos consumidores, que têm provocado impacto tanto no que se refere ao modelo de negócio empresa para empresa (ou business to business, B2B, em inglês), quanto empresa para consumidor (B2C, business to consumer).
Segundo o palestrante, há alterações radicais em virtude da velocidade em que ocorrem. O impacto se reflete no comportamento das pessoas e na cultura. Igreja explicou que oferecer produtos customizados é imperativo. “Conveniência é o nome do jogo”, ele completou, lembrando que, antigamente, para assistir a um vídeo o consumidor precisava sair de casa. Ir até a locadora. Alugar o filme. Voltar para casa. Colocar o vídeo no aparelho. “Hoje, basta apertar um botão.”
Na contramão do universo digital, o presidente e CEO da Printing Industries of America, Michael Makin, mostrou relatórios que apontam a indústria gráfica, em segundo lugar, no que se refere a novos pedidos e volume de produção. Na lista dos dez produtos mais vendidos, estão malas-diretas, folhetos e panfletos.
COMENTÁRIOS SOBRE CONGRAF
Para o presidente do SINGRAFS, Tonzé, o 17º Congraf foi bem organizado e superou as expectativas: “Gostei das palestras. Os palestrantes trouxeram muitas informações novas. Foi muito bom ter participado”, afirmou Gameiro.
Para o representante da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Antonio Carlos Salce, a quarta revolução industrial trouxe uma ruptura no modelo. “Precisamos nos adaptar”, ele assinalou.
O presidente da Diretoria Executiva da Abigraf Nacional, Levi Ceregato, lembrou as diversas crises que atingiram os empresários ao longo das últimas décadas: “Já sobrevivemos a vários planos políticos e trocas de moedas. Tempos difíceis criam homens fortes”.
A 18ª edição do Congraf será realizada em 2022, em Florianópolis (SC).