Notícias
Editoras têm até 5ª para inscrever livros infantis em campanha do Itaú
- Detalhes
O Itaú Social abriu inscrições para o processo de seleção de livros infantis que integrarão, em 2019 e 2020, a campanha “Leia para uma Criança”. As editoras poderão submeter suas obras até às 18h da próxima quinta-feira (08).
De acordo com o Publishnews, as empresas precisam, primeiro, realizar um cadastramento no site da instituição bancária como Fornecedores e, depois, ir até o Prosas para cadastrar os títulos infantis. Até três livros poderão ser inscritos por CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
As obras precisam atender a alguns critérios: têm que ter texto e ilustrações (desde que não sejam desenhos estereotipados) e não podem ter, como finalidade, a didatização de conteúdo escolar. Você pode ler mais sobre os critérios na postagem da Publishnews.
Os títulos serão selecionados entre maio e junho de 2019, durante leilão virtual.
O projeto do banco Itaú já adquiriu 3,6 milhões de exemplares este ano e distribuiu 51 milhões de livros desde 2010.
Estão abertas as inscrições para o FESPA Awards 2019
- Detalhes
Estão abertas as inscrições para a 28ª edição do FESPA Awards. Poderão concorrer profissionais da indústria de impressão e sinalização.
A premiação terá 14 categorias: Embalagem e Display sobre Papel e Cartão; Embalagem e Display sobre Plástico – Ponto de Compra; Pôsteres; Serigrafias e Fine Art; Decalques e Rótulos Impressos; Efeitos Especiais Criativos – Papel Cartão e Plásticos; Efeitos Especiais em Camisetas, Vestuários e Outros Têxteis; Vestuários Impressos; Têxtil Impresso Rolo a Rolo; Produtos de Madeira, Metal, Cerâmica e Vidro; Impressão Direta em Produtos em Três Dimensões; Sinalização Não Impressa; e Impressão Funcional.
Jovens entre 16 e 25 anos também poderão participar da categoria Prêmio Jovem Estrela.
O evento trará outros dois prêmios adicionais: Escolha do Público, com votação online, e Best in Show, a ser decidido pelos juízes.
Todas as inscrições pré-selecionadas serão apresentadas durante a FESPA Global Print Expo 2019. Os vencedores serão anunciados no Jantar de Gala 2019 no dia 15 de maio. Tanto a feira como o jantar serão sediados em Munique, Alemanha.
Para mais informações, acesse o site www.fespaawards.com (em inglês).
CCT 2018-2019 para Baixada Santista já está disponível
- Detalhes
A Convenção Coletiva de Trabalho 2018-2019, assinada entre SINGRAFS e STIG Santos, São Vicente e Região, está disponível para acesso, na íntegra, neste site.
Para consultá-la, basta ir até a área "Convenção".
Dúvidas? Entre em contato pelo telefone (11) 4438-8922.
20 de Novembro: Dia da Consciência Negra no Grande ABC e Baixada Santista
- Detalhes
Em 2011, a Lei nº 12.519 instituiu o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi, em alusão à data do falecimento de Zumbi dos Palmares, e da Consciência Negra.
Algumas cidades paulistas incluem a efeméride em seus calendários de feriados.
Veja, a seguir, os municípios da base territorial do SINGRAFS onde o 20 de novembro é feriado municipal (ou se a data foi antecipada em razão do feriado da Proclamação da República [15]), ponto facultativo ou dia de expediente normal:
Feriado de Finados
- Detalhes
Informamos que no dia 2 de novembro, sexta-feira, não haverá expediente na ASSINGRAFS e no SINGRAFS, em razão do feriado de Finados.
Retomaremos o atendimento na segunda-feira (5), das 8h às 18h.
Caso precise nos contatar, acesse a área Contato/ Fale Conosco.
Novembro Azul: mês de conscientização para prevenção do câncer de próstata
- Detalhes
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil em decorrência do câncer de próstata. A enfermidade é o tipo mais comum entre eles e atinge 28,6% da população masculina.
A doença cresce de forma lenta e, em seu início, pode não apresentar sintomas. As idades de atenção, em que a enfermidade pode ser detectada, são: 45 anos (menos frequente), 55 e 65 anos (mais frequente). As chances de ter câncer de próstata aumentam com a idade, por isso a importância de se realizar o diagnóstico precoce.
Homens negros têm mais chance (60%) de desenvolver câncer de próstata.
Sintomas:
- No início, não apresenta sintomas. Por isso a importância de realizar exames preventivos;
- Dificuldades em urinar;
- Vontade de ir ao banheiro para urinar muitas vezes durante o dia e à noite;
- Demora para começar e para terminar de fazer xixi;
- Presença de sangue na urina;
- Na fase avançada, pode provocar dor óssea;
- No estágio agravado, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Os fatores de risco são:
- Obesidade e sobrepeso;
- Má alimentação;
- Consumo excessivo de bebida alcoólica;
- Tabagismo;
- Sedentarismo.
O exame de toque retal não deve ser encarado com preconceito. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados por meio deste procedimento. O exame de sangue (PSA – antígeno prostático específico) e biópsias poderão ser solicitadas em caso de suspeita do desenvolvimento da doença.
Neste link, você pode ler nossas publicações sobre o Novembro Azul, mês de conscientização para a prevenção do câncer de próstata.
Dia 4 de novembro, adiante seu relógio!
- Detalhes
O horário de verão começará a partir da zero hora do dia 4 de novembro (domingo). Os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora.
Este ano, o período sofreu alterações por causa das eleições. Anteriormente, começava em outubro.
Heidelberg leva troféu de Melhor Fornecedor no 16º Prêmio Oscar Shcrappe Sobrinho
- Detalhes
A Heidelberg ganhou a categoria Melhor Fornecedor de Equipamentos de Impressão Offset no 16º Prêmio de Excelência Gráfica Oscar Shcrappe Sobrinho. O evento foi realizado em 22 de junho, no Paraná, pelo Sigep (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná) e pela Abigraf-PR (Associação das Indústrias Gráficas Regional Paraná).
Em declaração dada à Revista Pré-Impressão, o presidente da empresa no Brasil, Ludwig Allgoewer, comemorou o troféu. Para ele, o prêmio reconhece a qualidade dos equipamentos da Heidelberg em um mercado tão exigente quanto o paranaense.
Campanha Outubro Rosa conscientiza sobre prevenção do câncer de mama
- Detalhes
A campanha Outubro Rosa visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), este tipo da doença é o mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, e estima-se que 59.700 novos casos surjam ao longo deste ano.
Após os 50 anos, a incidência de câncer de mama cresce. É muito raro ele aparecer antes dos 35. Por isto, a importância de se realizar exames preventivos para a detecção da enfermidade, como mamografia e autoexame, aumenta as chances de cura.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, mas também pode acometer os homens (1% do total de casos). Em 2013, o INCA registrou 14.388 mortes em decorrência da doença, sendo 181 do sexo masculino.
Entre os sintomas da enfermidade, estão o aparecimento de nódulos – eles também podem surgir em tamanho pequeno nas axilas ou no pescoço; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja da pele da mama; alterações no mamilo e saída de líquido anormal das mamas.
A realização de exames preventivos, como o autoexame e a mamografia, é essencial para o diagnóstico e o tratamento do câncer.
Para saber mais, acesse o site do INCA e veja as nossas publicações sobre o Outubro Rosa.
Xerox apresenta impressora digital Iridesse ao mercado brasileiro
- Detalhes
Em seu Centro de Soluções, instalado na Escola SENAI José Ephim Mindlin, em Barueri, São Paulo, a Xerox apresentou, na última quinta-feira (25), a nova impressora digital para alto volume Iridesse. Além de operar com o esquema de cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), o equipamento inclui impressão em tinta branca (lançada há cerca de um mês pela companhia), clear (transparente), ouro e prata.
Segundo a diretora executiva de marketing, estratégia e logística da multinacional, Cristiana Lannes, o nome Iridesse alude ao iridescente. Conforme a descrição do dicionário Houaiss, esta palavra designa as cores do arco-íris ou aquilo “que reflete” tais tonalidades. Pode-se ver este efeito na bolha de sabão e em materiais holográficos.
Ao apresentar seu novo produto para o mercado brasileiro, a Xerox salientou a qualidade da impressão e a inclusão de mais recursos para a produção de folhetos, cartões de visita, mala direta, cartões comemorativos, sinalização de pontos de venda, capas de livros e banners de até 1,20m. Todas as cores dos toners foram redesenhadas, para que seu efeito na impressão tenha mais destaque. Isto faz com que se dificulte a cópia de materiais, em especial do efeito metálico, aumentando a segurança e prevenindo fraudes.
A impressora também tem um módulo de acabamento, capaz de produzir folhetos com sangria completa, aparados e vincados. O gerenciamento de impressão é fornecido pela EFI, por meio do servidor Fiery.
O gerente de marketing de produto da marca, Wagner Pereira Roque, explicou que a impressora segue uma tendência mundial do setor gráfico, que é a busca por equipamentos que “tragam algo a mais”. Roque destacou, ainda, o ineditismo da Iridesse no mercado, sua automatização, precisão do registro, flexibilidade e a capacidade de produzir o efeito metálico, por exemplo, “em uma única passagem”.
O evento contou com a participação de Martyn Train, gerente geral de comunicações gráficas para mercados em desenvolvimento da Xerox. O profissional destacou a presença da Iridesse na África do Sul, Dubai, Rússia, Arábia Saudita – onde instalaram seis unidades -; Índia – local em que o equipamento está ficando muito popular no segmento fotográfico -, Lituânia, Bulgária, México e Israel. No Brasil, já há, para os próximos dias, o encerramento de negociações para a venda e instalação de duas impressoras, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
Sobre expectativas para o mercado brasileiro, Train mostrou-se animado com o potencial do setor gráfico nacional. “Aqui, há um grande mercado”, disse. “Toda vez que visito o País, fico impressionado com a indústria de impressão comercial. Já visitei o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e, aqui, há um grande mercado de impressão, bem estabelecido e bem desenvolvido. Em alguns aspectos, os gráficos brasileiros estão liderando o caminho na América Latina de produção de aplicações, eficiência, ideias, trabalho em conjunto com clientes, sempre inovadores. Este produto (a Iridesse) trará novos rumos para a inovação, o que me empolga muito”, concluiu.
Da esq. para a dir.: Wagner Pereira Roque, Cristiana Lannes, Martyn Train e Marcio Mattos (diretor executivo de canais e artes gráficas)
O público-alvo da Iridesse abrange o mercado gráfico, educacional (produção de livretos) e fotográfico. As médias e pequenas empresas são o foco principal, devido ao potencial de impressão da máquina ser de alto volume (cerca de 200 mil páginas por mês). Uma das únicas restrições é para rótulos, por exigir o uso de papel diferenciado.
Amostras de impressão do lançamento da Xerox podem ser vistas na sede do SINGRAFS.
*Fotos: Paula Franco.