Notícias
Ciclo do Conhecimento: associados participam de palestra sobre eSocial
- Detalhes
Nesta quinta-feira (29), a ASSINGRAFS, com apoio do SINGRAFS, realizou mais uma edição de seu Ciclo do Conhecimento. Os associados puderam participar, gratuitamente, da palestra sobre o "eSocial", ministrada por José Carlos Parra Ferreira, assessorado por André Luiz Marques de Araújo.
Entre as explanações dadas por Ferreira, os destaques ficaram por conta das características do programa - que unifica dados de funcionários das empresas, como obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas - e dos prazos a serem atendidos. "É o registro da informação em uma única vez", destacou o palestrante.
Um dos alertas feitos durante a palestra foi sobre o cuidado ao enviar as informações. "Se elas forem enviadas dentro do prazo, o sistema vai notificar que as recebeu e, depois, validá-las. Porém, se houver divergências, haverão pendências. A falta de validação dessas informações pode, no futuro, gerar multas - e elas são bem pesadas ", explicou Ferreira.
Outro destaque feito durante o evento foi o de que o eSocial "não cria, altera ou suprime qualquer das obrigações previdenciárias, trabalhistas e tributárias" das empresas. O sistema "apenas racionaliza e simplifica o cumprimento das obrigações já existentes".
O Ciclo do Conhecimento ASSINGRAFS oferece palestras, cursos e treinamentos gratuitos a associados ASSINGRAFS-SINGRAFS. Todas as informações sobre os próximos eventos são enviadas por e-mail. Mantenha seu cadastro sempre atualizado.
*Fotos: Paula Franco.
ExpoPrint Latin America 2018: Xerox destaca equipamentos para impressão digital
- Detalhes
O visitante que passou pelo estande da Xerox durante a ExpoPrint Latin America 2018 pode conhecer dois grandes destaques da empresa: a iGen 5 Press e a família Versant (180 e 3100).
As apostas da marca foram nos equipamentos para impressão digital e com variadas capacidades de impressão. “Temos desde a máquina maior, que imprime 150 páginas por minuto, até uma máquina de 70 páginas por minuto”, contou Wagner Roque, gerente de marketing de produtos da Xerox.
Sobre a iGen 5, Roque informou que o grande diferencial da impressora é a sua quinta estação de cor, que já existia com o objetivo de ampliar a escala de cores Pantone, mas que, nesta versão, agrega o Toner Branco, lançamento no Brasil. “É o grande diferencial. Isto tem atraído bastante o público, por ser uma novidade. E por ser uma máquina super versátil”, ressaltou.
Sobre a família Versant, o gerente de marketing destacou, também, sua capacidade de impressão, que varia entre 80 a 100 páginas por minuto (de acordo com o modelo). As máquinas são voltadas para gráficas médias, mercado fotográfico e de comunicação visual.
O gerente de marketing de produtos salientou os aspectos positivos das multifuncionais da Xerox. “Nós temos o ConnectKey, que permite trabalhar com aplicativos, desses que temos nos tablets e celulares, e que ficam no painel da máquina. Elas são capazes de digitalizar documentos, gerar arquivos digitais para pesquisa futura e, também, garantem a segurança da informação, que é algo muito importante para quem tem máquinas no centro do escritório, por exemplo. São máquinas certificadas e testadas”, afirmou Roque.
Sobre a receptividade do público, Roque declarou que a reação foi bastante positiva. “A Xerox é uma empresa que atua muito forte não só no Brasil, como na América Latina. Temos recebido muitos visitantes para conhecer os equipamentos. Por exemplo, estamos atendendo pessoal da Bolívia, já recebemos pessoas do Paraguai, da Argentina, do Peru. Ou fechamos alguns negócios que já estavam encaminhados, e os clientes vieram tirar as dúvidas aqui, ver pessoalmente. Ou, no mínimo, plantamos uma negociação para um futuro de curto ou longo prazo, depende. Temos aqui [no estande] os engenheiros, os analistas, os diretores executivos e o presidente. O negócio já pode ser fechado por aqui mesmo”, explicou o profissional.
Outras linhas apresentadas durante a ExpoPrint, além da iGen e das Versants, foram a AltaLink C8000 (capaz de imprimir entre 30 a 70 páginas por minuto) e a Color C70, que permite produzir ímãs, folhetos e brochuras coloridas com resolução de 2400 x 24000 dpi.
*Fotos: Paula Franco.
ExpoPrint Latin America 2018: Diretor de vendas da EFI fala sobre expansão da marca e lançamentos
- Detalhes
Nesta edição da ExpoPrint Latin America, muitas marcas quiseram mostrar aos visitantes e potenciais consumidores toda a sua pompa e circunstância, com grandes estandes, máquinas e demonstrações. A EFI foi uma delas.
Ali no Expo Center Norte, a empresa instalou um estande de dois andares, uma espécie de “mini drupa”, onde foi possível conhecer toda a gama de soluções à disposição do mercado.
O Portal ASSINGRAFS-SINGRAFS entrevistou Ernande Ramos, diretor de vendas da EFI para a América Latina, para falar sobre os lançamentos e expectativas sobre o público e o mercado.
Confira, a seguir, trechos da conversa com o profissional:
EXPANSÃO DA MARCA
Em 2014, foi a primeira vez que a EFI participou da ExpoPrint Latin America após a aquisição de uma empresa, a Metrics (comprada em 2012). De lá para cá, adquirimos, provavelmente, 15 novas empresas no mundo. Empresas de software e de hardware, de impressoras e tudo o mais. Nisso, nós tomamos a decisão de trazer para esta edição nossas tecnologias de software para vários mercados, incluindo o mercado gráfico, de impressão digital, comercial, comunicação visual, o mercado de embalagem, de etiquetas, o mercado de tecido, de impressão em madeira e em cerâmica.
Como a própria EFI cresceu muito nos últimos quatro anos, também precisávamos nos adequar a tudo isso para apresentar todas essas tecnologias. Nós temos, aqui, um estande que é uma “mini drupa”, claro, guardadas suas devidas proporções. Na drupa, a área tinha mil metros quadrados; aqui, estamos com 200 metros quadrados, aproximadamente. Temos um lounge de tecido, um de corrugado, um totem de madeira, uma impressora de tecidos [Reggiani]. Todo o estande foi produzido e impresso com tecnologia EFI. Não quisemos, de maneira nenhuma, mostrar impressão que não fosse da nossa empresa.
OTIMISMO DO MERCADO BRASILEIRO
O primeiro dia de feira, para nós, foi espetacular. Tivemos o estande cheio o tempo inteiro. Hoje [22/03] está sendo, provavelmente, o melhor dos três dias. Estamos fazendo, em média, 15, 20 demonstrações de software por dia. São seis estações de software para mercados diferentes.
Nossos clientes estão muito satisfeitos com o que têm visto, até porque lançamos, em média, até quatro versões do software por ano. O cliente que comprou ano passado veio aqui para conhecer a atualização, que ele tem direito a receber. Os clientes que não nos conheciam e que estão em busca de melhor produtividade, melhor qualidade de impressão, gerenciamento de seu custo, das impressoras e tudo o mais, estão vendo nestas soluções, hoje, uma forma de ter um controle melhor.
Tivemos, em 2016, um ano no Brasil não tão favorável, até porque estávamos no meio ou saindo de uma crise; 2017 foi um ano extraordinário; e este ano ficou muito bem. O que mostra que o próprio cliente no Brasil está descolando um pouco a economia da política.
A EFI está projetando, para 2018, novos lançamentos e versões de softwares, e trazer algumas tecnologias de impressão digital que temos nos mercados americano e europeu para o brasileiro. Começamos a ver um novo amadurecimento do empresariado, que está buscando novas tecnologias. Está se abrindo e vendo que precisa investir. Nós ficamos de quatro a cinco anos no Brasil estagnados por conta da crise. Temos muita tecnologia “velha” instalada, não só nossa como da concorrência, que os clientes estão vendo agora uma oportunidade de fazer uma transição, uma mudança, um upgrade, justamente visando que o País está com uma tendência de crescimento para os próximos anos. Está mais otimista.
PRESENÇA EFI EM TERRITÓRIO NACIONAL
Todo o desenvolvimento dos nossos softwares Metrics e iQuote são realizados aqui no Brasil. Temos um Centro de Desenvolvimento Avançado desse software na Índia, também. O iQuote foi definido pela empresa como “software de cotação de preços universal”. O iQuote que é fabricado, produzido no Brasil, é, hoje, utilizado mundialmente, junto com outros softwares que vendemos na Europa. Ele faz a cotação de preços para todos os outros produtos que temos. É um orgulho para nós termos um software produzido aqui que se tornou padrão mundial EFI. E o Metrics, também. Além disso, temos toda a parte de suporte e vendas para a América Latina, implementação. Estamos cada vez mais investindo e trazendo outros softwares para a indústria brasileira e criando toda a estrutura aqui.
LANÇAMENTOS NA EXPOPRINT LATIN AMERICA 2018
A EFI está mostrando todo o seu portfólio. Para algumas áreas de atuação – mercado de embalagem, por exemplo -, nós temos um ecossistema muito completo, com toda a parte de software, de pré-impressão, de criação, de gerenciamento de cor e da produção, a impressora para corrugado, tecnologia de análise de envio de materiais (quantos caminhões são necessários, qual a sequência de entrega). É o que chamamos de ecossistema completo end to end. Temos desde o comecinho do processo, quando o vendedor, digitalmente no seu celular, na frente do cliente, captura o pedido, e esse pedido já entra em uma linha de produção, até sair para o transporte. Temos todo este ecossistema, basicamente, para todos os mercados.
Mas falando especificamente de mercados, o que a gente tem de maior novidade, que quer mostrar aqui, é a tecnologia de impressão em corrugado chamada Nozomi. E ela veio para atender o mercado de embalagem, principalmente o de embalagem secundária, que é aquela embalagem que transporta o produto para um supermercado, para um ponto de venda. Estamos vendo, desde a edição 2016 da drupa, uma tendência muito grande da impressão digital tomar conta do mercado de corrugado. Estamos apresentando nossas soluções end to end para isso. Mas, também, estamos mostrando sistemas de ecommerce, que são sistemas tanto para a indústria de comunicação visual, para a indústria gráfica, de papelão, independente do porte.
Estamos mostrando que somos uma empresa dedicada aos segmentos de impressão digital, impressão convencional, embalagem, gráfica comercial, promocional. Seja qual for o processo de impressão, nós temos produtos para ajudar nossos clientes a gerenciar melhor o seu estoque, gerenciar melhor o seu custo, saber o custo real do que realmente ele produziu, o que cotou e o que, no final da linha, produziu. Comparar isso para saber se está ganhando ou perdendo, se tem a oportunidade para diminuir preço e ser mais competitivo ou se tem que aumentar um pouco porque está muito baixo ou, até mesmo, analisar os seus próprios clientes e verificar que alguns deles não são clientes que geram lucro – ou se toma a decisão de não o atender mais ou de conversar com ele, aumentar preço, renegociar, porque está tendo prejuízo. E se não se tem conhecimento sobre o custo real dessa cadeia produtiva, lá no final tanto faz. Quando não se tem planejamento, ir para qualquer lugar está bom.
E é exatamente isso que a EFI tem de novidade aqui. Um ecossistema completo para ajudar os nossos clientes a terem o custo bem definido, preço de venda, todo o processo de produção e gerenciamento das plantas.
PROJEÇÕES FUTURAS
A nossa expectativa é alcançar lideranças, inclusive, em mercados que não tínhamos nem solução – como o de corrugado, por exemplo. Para ele, tínhamos muitas soluções na área de software, mas não tínhamos nada na área de impressão digital. E com o advento da Nozomi, esperamos alcançar a liderança nesse mercado de impressão digital de grandes formatos. É um investimento alto, a longo prazo, mas que, temos certeza, dará certo.
*Fotos: Paula Franco.
ExpoPrint Latin America 2018: confira o que passou pelo evento
- Detalhes
Entre os dias 20 a 24 de março, foi realizada, em São Paulo, a ExpoPrint Latin America 2018, um dos maiores eventos do setor gráfico na América Latina. Grandes marcas expuseram maquinários, tintas, papéis e novas tecnologias aos visitantes brasileiros e estrangeiros.
O Portal ASSINGRAFS-SINGRAFS esteve presente no terceiro dia da feira e pode notar a grande circulação de pessoas no local, o que surpreendeu os expositores e demonstrou que o mercado está voltando a aquecer.
Veja, a seguir, o que algumas empresas apresentaram nesta edição da ExpoPrint - todas as informações foram divulgadas pelas assessorias de imprensa das marcas:
ACTEGA – divisão do grupo alemão ALTANA, a marca trouxe seu portfólio de tintas e vernizes gráficos para os segmentos de embalagens em papel e cartão, promocional/ editorial, rótulos e embalagens flexíveis. Foram expostas a linha de tintas de cura UV-LED, desenvolvida para reduzir o consumo de energia em relação ao sistema UV tradicional.
BESSERDRUCK – especializada em soluções para impressão offset e serviços, a empresa apresentou sua nova Central de Reciclagem de Solução CRS-02, parceria com a Groupwork; lançou suas novas mangueiras de alta pressão e resistência a altas temperaturas; e apresentou a linha completa da WD40.
DURST – a equipe da empresa mostrou aos consumidores os diferenciais do Tau 330E, equipamento entry-level voltado ao segmento de impressão digital de rótulos e etiquetas e capaz de operar com até cinco cores (CMYK e branco); e Rho P10 200 HS, máquina de impressão digital inkjet UV para comunicação visual, com configuração High Speed (HS), redução de até 15% no consumo de tinta e com possibilidade de trabalhar com suporte adicional para agregar as cores light cyan, light magenta, laranjas, violeta e branco.
EPSON – a aposta da marca japonesa foi a nova linha WorkForce Enterprise (WF-C17590 e WF-C20590), capaz, com seus equipamentos, de imprimir até 75 e 100 páginas coloridas por minuto e que prometem economizar até 80% de energia comparados a outras impressoras coloridas a laser. As novidades são voltadas ao setor de produção leve e à indústria têxtil.
FUJIFILM – em parceria com a Antalis do Brasil, a companhia mostrou sua linha de soluções de impressão digital de grandes formatos (Acuity Series e Onset X Series), chapas offset sem processo Fujifilm SUPERIA ZD (específica para aplicação de tintas UV), chapas de fotopolímero Flenex (processamento água e sabão e alta qualidade de impressão), soluções para o mercado de flexografia e químicos para impressão.
H.B. FULLER | ADECOL – apresentou, pela primeira vez, linha específica de adesivos para laminação de embalagens flexíveis, sem solvente; adesivos à base água; e portfólio de soluções para embalagem direcionado para indústria alimentícia. Esta foi a primeira edição da ExpoPrint Latin America em que a Adecol participa após a aquisição pela H.B. Fuller.
HEIDELBERG – no estande da marca alemã, estiveram presentes dois lançamentos: a nova impressora Speedmaster CX75, desenvolvida de forma a ser bastante flexível e versátil; e a máquina de corte e vinco automática Easymatrix 106 CS, que atua com velocidade de 7.700 folhas por hora.
HP Inc. – a multinacional anunciou acordo comercial com o Grupo Print Laser, com a venda de sua primeira impressora HP PageWide Web Press T470 HD na América Latina e da HP Indigo 12000 (investimento de cerca de R$ 50 milhões em tecnologia). A parceria amplia a participação da companhia no mercado de impressão digital de livros no Brasil.
HYBRID SOFTWARE – os visitantes puderam conhecer a versão 4.2 do software PackZ, que conta com novos parâmetros de preflight; otimizações de interface, agregando oito novas funcionalidades de verificação de conteúdo (tamanho de fonte, posicionamento de objetos, espaços de cores); cálculo, em tempo real, do tempo de cada etapa da produção; geração e exportação de relatórios de texto com especificações das diferenças entre dois arquivos analisados e comparados durante o processo de pré-impressão; novo recurso de linhas-guias; e remodelação da ferramenta de trapping.
INTEGRATION TECHNOLOGY (ITL) – a empresa lançou na feira um novo modelo de cura UV LED, a série VZX (VZero VZX) , que oferece potência (22W/cm² de alta dose de saída UV) e tecnologia de refrigeração a ar. Outros equipamentos apresentados pela ITL de cura LED: Vzero VZ (saída de 16W/cm², direcionada para super e grandes formatos), SubZero Série SZ (saíde de até 14W/cm², específica para grandes formatos), MZ LED (para impressoras de pequeno a médio porte) e a Pincure Z.
KOENIG & BAUER – prestes a completar 200 anos e uma das mais antigas produtoras de sistemas de impressão no mundo, a marca alemã apresentou, pela primeira vez na América Latina, a Rápida 75PRO – 5 + L, que promete tempo de acerto extremamente veloz e direcionada ao mercado de impressão digital de baixas tiragens para embalagens.
ROLAND DG – os destaques mostrados pela empresa foram as linhas TrueVIS (TrueVIS SG 540 e VG 640/540) de impressoras digitais, que prometem altíssima resolução, maior produtividade e eficiência, precisão, interatividade com o usuário por meio de gerenciamento remoto; e os equipamentos com tecnologia UV (VersaUV LEF e VersaUV LEC). O primeiro é ideal para personalização de capas para celular, canetas, brindes e outros artigos promocionais, sendo capaz de imprimir em qualquer substrato. O segundo é uma impressora com recorte integrado direcionada para etiquetas, rótulos personalizados, prototipagem de embalagens, provas de cor ou imagens de grande formato; permite a aplicação de tinta branca, verniz brilhante ou fosco. Outra máquina que esteve no estande foi a VersaEXPRESS RF-640, a “mais vendida eco solvente”, que imprime com velocidade de até 48m²/h e oferece baixo custo de operação.
VSP PAPÉIS ESPECIAIS – deu destaque aos papéis para setor digital, já tratados com primer para impressão HP Indigo (Color Plus, Marakatto, Evenglow, entre outros), e revestimento, com aplicações finais diversas (VTEX - tecido acoplado com papel -, Vanol, Madera, Canvas, etc.). Além disso, apresentou a linha de papéis fotográficos E-Photo.
Ao longo desta semana, publicaremos matérias sobre algumas marcas que estiveram na ExpoPrint 2018. Não deixe de acompanhar.
*Fotos: Paula Franco.
Emissão de CNH Digital começa a ser feita gratuitamente em São Paulo
- Detalhes
A emissão da versão eletrônica da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está sendo feita gratuitamente no Estado de São Paulo. O documento digital vale para todo o território nacional e pode, também, ser impresso.
Entre os critérios para obter a CNH Digital, estão o de a habilitação estar dentro da validade, não ter irregularidades e conter QR-Code impresso no verso do documento (o que começou a ser feito, de acordo com o portal G1, em maio do ano passado). Caso a CNH não tenha este código, será necessário solicitar segunda via, no valor de R$ 42,41.
Além disso, o motorista precisa ter Certificado Digital (e-CPF) - caso não tenha, deverá procurar um posto de atendimento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para efetuar cadastro.
Mais informações sobre os procedimentos para emissão de CNH Digital em São Paulo estão aqui.
No Brasil, economia consome 6 litros de água por real produzido
- Detalhes
No ano de 2015, a economia brasileira consumiu, em média, seis litros de água para cada um real (R$ 1) produzido. O dado faz parte da publicação Contas Econômicas Ambientais da Água (CEAA), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicador inédito no País.
O setor de agropecuária foi o que mais consumiu água no período (91,58 litros/R$). As indústrias de transformação e construção utilizaram 3,72 litros/R$ e as indústrias extrativas 2,54 litros/R$.
Segundo a CEAA, o consumo total de água em 2015 foi de 30,6 bilhões de m³ pelos setores econômicos. Já entre as famílias, o uso per capita do recurso foi de 108,4 litros/dia, com custo médio de volume de R$ 2,35/m³.
De acordo com o IBGE, o objetivo do estudo é mostrar aos órgãos governamentais, universidades e sociedade civil maneiras de se utilizar os recursos hídricos de forma eficiente.
Os dados colhidos pela CEAA serão apresentados nesta quinta-feira (22), em Brasília, durante o 8º Fórum Mundial da Água.
22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
A data foi criada em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de realizar debates sobre os recursos hídricos. Segundo a entidade, estima-se que um bilhão de pessoas não tem acesso a abastecimento de água considerado “suficiente”, ou seja, capaz de fornecer 20 litros por pessoa diariamente a uma distância não superior a mil metros.
Entre 2014 e 2015, o Estado de São Paulo enfrentou uma grave crise hídrica e risco de desabastecimento. Diariamente, os telejornais informavam a porcentagem da capacidade dos sistemas de abastecimento de água da Grande São Paulo – em especial, o Cantareira, que chegou a operar com volume morto. Além disso, houve cobrança de sobretaxa na conta e, em alguns lugares, racionamento.
Reportagem da Agência Brasil revelou que 872 cidades brasileiras estão enfrentando problemas causados pelo longo período de estiagem, sendo a Paraíba o Estado com o maior número de municípios (198). Os fatores climáticos e a falta de planejamento e investimentos a longo prazo (capazes de prever o aumento da demanda por água no local) são apontados como causadores desta nova crise.
“Há uma necessidade urgente para a comunidade global – setores público e privado – de unir-se para assumir o desafio de proteger e melhoras a qualidade da água nos nossos rios, lagos, aquíferos e torneiras” – Trecho da Declaração da “ONU Água” para o Dia Mundial da Água 2010.
Inscrições abertas para Ciclo do Conhecimento ASSINGRAFS: eSocial
- Detalhes
O Ciclo do Conhecimento ASSINGRAFS realizará, no dia 29 de março (quinta-feira), a palestra "eSocial", ministrada pelo engenheiro e perito judicial José Carlos Parra Ferreira.
Durante o evento, o palestrante dará uma visão geral sobre o eSocial, sistema que unifica as informações sobre os funcionários de uma empresa, e abordará as vantagens do modelo, cronograma de implantação, multas relacionadas, entre outros assuntos.
As inscrições para a palestra já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail ou pelo telefone (11) 4438-8922 (falar com Paula).
As vagas são limitadas e o evento é gratuito para associados ASSINGRAFS-SINGRAFS.
SERVIÇO
Ciclo do Conhecimento ASSINGRAFS: eSocial
Palestrante: José Carlos Parra Ferreira
Data e horário: 29 de março, às 9h
Local: Auditório ASSINGRAFS-SINGRAFS: Rua Gonçalo Fernandes, 153, 10º andar, Jd. Bela Vista - Santo André (SP)
Chegar com 15 minutos de antecedência
ExpoPrint Latin America começa hoje (20), em SP
- Detalhes
Começa nesta terça-feira (20) a edição 2018 da ExpoPrint Latin America, evento internacional do setor gráfico que reúne grandes marcas e profissionais da impressão. A feira, que irá até sábado (24), será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, nos pavilhões Azul e Branco.
O Portal ASSINGRAFS-SINGRAFS fará a cobertura do evento, que contará com uma associada, a HR Acabamentos Gráficos, entre os expositores. Não deixe de acompanhar.
Enquanto isso, aproveite para ler as matérias que publicações das edições anteriores:
Nesta segunda (19), Ribeirão Pires comemora 64 anos
- Detalhes
A cidade de Ribeirão Pires comemora, nesta segunda-feira (19), o aniversário de 64 anos de sua emancipação político-administrativa. As celebrações da efeméride começaram no domingo (18), com o tradicional Desfile Cívico, que teve a participação mais de mil alunos da rede municipal de ensino e integrantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, do Centro de Referência ao Idoso e das Polícias Civil e Militar.
A programação de eventos para o aniversário de Ribeirão Pires vai até o próximo fim de semana, marcada por entregas de obras públicas, atividades esportivas e encenação da Paixão de Cristo. Saiba mais clicando aqui.
Em março, ABTG realiza Simpósio Internacional de Comunicação Visual
- Detalhes
No dia 21 de março, a ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) realizará, em São Paulo, o Simpósio Internacional de Comunicação Visual. O evento ocorrerá durante a ExpoPrint Latin America 2018 e conta com o apoio do SINGRAFS.
Entre os palestrantes convidados, estão profissionais do Brasil (Alexandre Keese, Carlos Kawall, Flávio Hirata, Thiago Fabbrini e Vlamir Maraffioti); de Israel (Andre Kerstenetzky); dos EUA (Guy Gecht); e da Colômbia (Heberto Pachón). Os especialistas trarão casos de sucesso, tendências macroeconômicas e novas tecnologias aplicadas ao setor.
As inscrições para o Simpósio já estão abertas e podem ser feitas neste link. Apoiadores e associações parceiras ganham desconto de 10% até 1º de março. Lembrando que associados SINGRAFS são, automaticamente, associados ABTG.
SERVIÇO
Simpósio Internacional de Comunicação Visual
Data e Horário: 21 de março de 2018, a partir das 08h30.
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Azul - Piso Superior
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo - SP
Site: www.simposioabtg.com.br